SUBLIMAÇÃO E TRANSFER: SAIBA QUAL CAMISETA É IDEAL
Por Marcelo Suman
Os dois meios mais ágeis e práticos de estampar camisetas são produzidos através de sublimação e transfer. Apesar de estamparem de formas distintas, o modo de como os dois processos funcionam é parecido. Em resumo, as duas formas utilizam de papel próprio para cada processo, onde a estampa “passa” do papel para a malha. Porém é nesse processo que as duas maneiras se diferenciam.
No processo físico denominado de sublimação, uma substância muda de fase, do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estágio líquido. Portanto para estampar a camiseta, o processo de sublimação segue este mesmo princípio. A tinta presente no papel é transferida na malha em forma gasosa através de uma prensa aquecida. O transfer também utiliza prensa, porém neste caso, a tinta literalmente cola na malha como uma espécie de adesivo.
Mas vamos ao que interessa
Quais as camisetas ideais para os processos de sublimação e transfer? O ideal é optar por camisetas que possuam malhas 100% fio poliéster. Ele é um fio sintético feito a partir do polímero, que possui material plástico derivado do petróleo. Com isso, ele caracteriza-se por ser resistente a altas temperaturas, o que viabiliza os processos de sublimação e transfer.
Existem no mercado diversas malhas compostas apenas por fios de poliéster. Mas você deve estar se perguntando: como existem várias malhas, se o fio é o mesmo para todas elas? As malhas das camisetas não se caracterizam apenas pelo tipo do fio, mas também pela forma de como ela foi tecida.
Talvez surja mais essa pergunta: apenas as malhas de poliéster podem passar pelos processos de sublimação e transfer? Em partes sim. Para a sublimação é recomendado optar sempre pelo fio de poliéster. Pois devido ao processo, o poliéster é o material que tem maior absorção da tinta. Com isso, as cores ficam mais destacadas, e as imagens e desenhos mais nítidos.
Entretanto em processos de transfer, é possível optar também por malhas de algodão. Porém a qualidade das estampas em malhas orgânicas deixa a desejar. Veja essas duas imagens retiradas do site Portal Sublimático, que mostra em detalhes uma comparação da qualidade entre as duas estampas. Nota-se que na camiseta de fios sintéticos, a malha absorve melhor a tinta do que na malha composta por fios de algodão.
Estampa através de sublimação

Estampa feita por sublimação
Estampa através de transfer em algodão

Estampar feita por transfer
Os processos de sublimação e transfer se disseminaram após a popularização dos computadores. São processos práticos por não necessitam de muita mão de obra, porém para escalas menores de produção. Em escalas de maior demanda é interessante investir em serigrafia, por exemplo.
Você tem alguma experiência com sublimação e transfer? Comente aqui embaixo, queremos ler as suas dicas.
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!