ROI: o que é e porque você deve calcular
ROI: o que é e porque você deve calcular
Em um negócio sempre é importante ter bons indicadores financeiros. Seja para saber se o investimento deu lucro, seja para entender melhor seu funcionamento interno. Desse modo, o ROI pode te ajudar a mostrar o retorno sobre investimento.
Ou seja, se o que você investiu está dando lucro ou prejuízo.
Para te ajudar a entender melhor o que é o ROI e por que você não pode deixar de calcular, fizemos esse artigo. Siga com a gente e desvende as vantagens do retorno sobre seu investimento.
ROI: o que é?
O ROI, ou “Return Over Investiment” é uma métrica financeira muito simples que te ajuda a entender melhor o negócio. Em síntese, com ele você pode calcular o Retorno Sobre Investimento. Isto é, avaliar quanto você ganha ou perde com cada investimento que faz.
Em geral, o ROI é usado para avaliar:
- Se as ações de marketing estão dando certo.
- Se os projetos dão o retorno esperado.
- A eficácia do atendimento ao cliente.
- Se as vendas estão boas ou não.
- Se está na hora de fazer novas metas.
ROI: por que vale a pena calcular?
Antes de explicar porque, você precisa entender que o ROI é importante para seu negócio. Isso porque, com ele, você pode saber se vale a pena ou não continuar investindo em um produto e na estratégia de venda. Além disso, ele garante mais controle sobre o futuro da empresa.
Diante disso, veja porque você não deve deixar de calcular o retorno sobre investimento:
- Ajuda a entender se o marketing é efetivo.
- Mostra se a maneira de atender os clientes funciona.
- Avalia se as vendas são suficientes.
- Ajuda a definir e executar metas.
- Identifica gargalos e pontos críticos do negócio.
Diante disso, podemos dizer que calcular o ROI é importante pois te ajuda a ter uma visão mais ampla do negócio. Tanto do ponto de vista atual quanto de projeções para o futuro. Isto é, com ele, você pode, além de traçar metas, saber como colocá-las em prática.
Dicas importantes
Por fim, temos algumas dicas importantes para considerar:
- Para que fique mais fácil de calcular o retorno, mantenha o cálculo do fluxo de caixa atualizado.
- Se programe para refazer o cálculo do ROI de tempos em tempos. Ele deve ser revisado e aplicado com frequência.
- Use sempre a mesma métrica. Ou seja, sempre use os mesmos parâmetros para definir os custos e receitas necessários para fazer o cálculo.
- Caso o ROI seja negativo, vai estar indicando que algo não vai bem. Por isso, é importante avaliar os resultados e identificar os gargalos para esse resultado ruim. Mas fique atento, às vezes o resultado acontece porque o investimento não teve tempo suficiente para dar lucro.
- Para ajudar com a dica 4, vale a pena calcular també qual é o ponto de equilíbrio da empresa e o tempo que demora para dar lucro. Isto é, o Break-even e o Payback do negócio.
Podemos te ajudar a calcular o ROI. Para isso, preparamos um artigo onde ensinamos tudo, clique aqui para ler.
Ademais, antes de ir, nos conte o que achou do ROI e como vai colocá-lo em prática!
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