Quais são os principais tipos de estamparia em camisetas?
Camisetas são atemporais, ou seja, nunca saem de moda e hoje em dia há a possibilidade de personalizá-las e usar diversos processos para deixá-las do jeito que o consumidor sempre sonhou. São nestes processos que os tipos de estamparia entram, sendo fundamental para deixar vida em cada peça.
Entretanto, nem sempre é de conhecimento geral quais são os principais tipos de estamparia em camisetas, o que pode ser explorado, etc. Para ajudar a entender melhor, preparamos um guia rápido para você conhecer mais sobre os principais processos de estamparia e suas características, suas indicações, etc., confira:
Transfer
O processo de estamparia em transfer é a transferência da imagem do papel (a estampa) para a camiseta através de uma prancha térmica aquecida. É um processo sofisticado que garante um acabamento de alta qualidade e durabilidade das estampas, entretanto, a malha escolhida interfere muito nestas questões. A tinta usada neste método é própria para impressão transfer, indo para a camiseta sob pressão assim que a prensa atinge a temperatura ideal. Todo esse processo é feito por computador, então a gama de cores e possibilidades é bem maior em comparação às estamparias manuais.
Estamparia digital
Sendo uma grande inovação que veio para facilitar os processos, na estamparia digital não é necessário usar maquinários grandes, matrizes e nada que seja espaçoso ou complicado, ajudando não somente com esta questão como possibilitando trabalhar com números baixos ou altos de impressões, flexibilizando as demandas da estamparia sem gerar desperdícios e prejuízos. O processo de impressão na estamparia digital se dá por meio de diversos tipos de impressoras, das mais avançadas às mais simples, e geralmente as máquinas têm um custo mais alto, mas é um investimento a médio e longo prazo para modernizar a estamparia.
Sublimação
A sublimação é uma técnica amplamente usada em estamparia para camisetas devido ao seu baixo custo e qualidade de acabamento excelente, que funciona da forma como aprendemos na escola, nas aulas de química, sobre o processo da sublimação: a imagem da estampa, que previamente estava no estado sólido, passa para o estado gasoso através de processos especiais promovidos pelo maquinário e é absorvida pela malha escolhida, mas seu uso é recomendado apenas em tecidos com mais porcentagem de poliéster em sua composição, e de cores claras.
Estamparia a laser
Este é um processo moderno e que visa a qualidade das impressões, entretanto, tem algumas limitações que o tornam mais restrito, não sendo o tipo de estamparia que pode ser usada a todo momento, como por exemplo, usar apenas uma cor ou efeito nas estampas, já que o laser queima a malha escolhida. O processo de estamparia a laser se dá pelo uso de uma impressora que utiliza toner comum e papel especial (papel transfer).
Serigrafia/silk screen
O silk screen é um processo de impressão em que a tinta é vazada pela pressão de um puxador ou rodo que faz parte da máquina, e uma tela de poliéster ou nylon é usada para realizar esse processo feito por fotossensibilidade, sob uma mesa de luz. Este processo pode ser feito tanto de forma automática como manual.
Bordado
Os bordados voltaram à moda com o passar dos anos, e apesar de não ser uma técnica da estamparia ou uma estampa, é usada na personalização das camisetas. Podendo ser feito de forma manual ou industrial, há uma infinidade de cores e acessórios a serem explorados, além de terem uma boa duração e agradar aos públicos mais distintos.
Existe um melhor tipo de estamparia para camiseta?
A verdade é que não, não existe um melhor tipo, pois depende exclusivamente da malha escolhida para receber a estampa. A partir dessa informação é possível escolher o melhor processo de impressão para entregar qualidade, durabilidade e um produto que esteja dentro das expectativas dos clientes.
Esperamos que você tenha entendido as principais questões sobre os principais tipos de estamparia em camisetas e as perguntas mais frequentes sobre o assunto, caso tenha ficado com alguma dúvida, fale conosco nos comentários, que nós vamos te ajudar!
Para saber mais novidades sobre o mundo da estamparia, técnicas e avanços na área, acompanhe nosso blog!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!