Como e quando plotter de recorte é usada na estamparia?
Se você trabalha com estamparia, muito provavelmente você já ouviu falar em plotter de recorte, certo? Mas afinal de contas, você sabe para que, de fato, ela serve?
Bom, a plotter de recorte é um equipamento muito utilizado durante a confecção de camisetas personalizadas, como é o caso da colocação de nomes e números nas camisetas de atletas. Com ela, não é necessária impressão, a própria mídia recortada forma a arte da estampa, garantido muita praticidade para quem a utiliza.
No post de hoje te explicaremos com mais detalhes o que é e quando utilizar a plotter de recorte no dia a dia da estamparia. Então se esse assunto te interessa, basta continuar a leitura para conferir!
O que é e como funciona?
A plotter de recorte trata-se de um equipamento muito semelhante a uma impressora que possui uma lâmina que tem como objetivo cortar o papel no formato do desenho que você idealizou digitalmente.
Ou seja, diferentemente de uma impressora convencional que realiza a transferência da imagem digital para o papel, a plotter de recorte possui uma lâmina ou faca que, ao invés de imprimir a imagem, irá recortar as formas da imagem no papel, com isso não será possível realizar impressões comuns com o equipamento.
A plotter poderá ser utilizada para diferentes fins, como: criação de adesivos, recorte de tecidos e recorte de estampas para camisetas.
Quando usar a plotter de recorte?
Por ser um equipamento bastante prático e versátil, ele é utilizado em diversos modelos de empresas, como é o caso das estamparias indústrias de vidros, empresas de sinalização, agências de comunicação visual e indústrias de brindes promocionais.
Se tratando das estamparias, a plotter de corte é indicada para personalização de camisetas através da técnica de sublimação.
A sublimação, por sua vez, é a técnica de impressão que utiliza de um papel específico juntamente à tinta sublimática. Em seguida, a imagem e a camiseta será prensada em alta temperatura a fim de fazer com que o pigmento fixe na fibra do tecido.
Essa técnica oferece diversas vantagens, como: possibilita uma estampa repleta de detalhes, não há limitação de cores e grande durabilidade. Por outro lado, a desvantagem é que a sublimação só é aceita em tecidos sintéticos, como o poliéster.
Plotter de recorte na prática para estamparias
Bom, agora você já sabe que a plotter de recorte é muito utilizada para estamparias, especialmente para a confecção de camisetas de time de futebol.
E para que o processo seja realizado com sucesso, você irá precisar dos filmes para recorte das letras e números (neste caso, os mais usados para essa finalidade são o Sport Film V3 e o Power Film V3), da plotter de recorte e da camiseta escolhida.
Com os materiais separados, em primeiro lugar você precisará posicionar o filme corretamente na plotter de recorte. Feito isso, faça um teste da plotter para determinar a forte do corte e definir o que você deseja cortar.
Vale ressaltar que, para um bom resultado da peça, você deve avaliar o estado de conservação das lâminas e a velocidade do corte, ok?
Em seguida, faça o recorte dos filmes com a utilização de uma pinça, avaliando criteriosamente se tudo saiu nos conformes. Ao final dessa etapa, os números e letras estarão prontos para serem transferidos para as camisetas personalizadas através da técnica de sublimação e pronto, as camisetas de futebol estarão prontas e com muita qualidade!
Viu como a plotter de recorte pode contribuir (e muito) para a sua estamparia? Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre esse assunto, basta comentar aqui que nós te esclareceremos.
E para mais dicas como essa, basta continuar acompanhando o nosso blog. Até a próxima!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!