Transfer: o que é e em quais tecidos usar?
Quando se trata de tipos de impressão para camisetas, um dos mais usados pelas estamparias é o transfer devido aos seus benefícios que vão desde o baixo investimento até a possibilidade de tingir tecidos de diversas tonalidades.
Mas afinal… Você sabe do que se trata esse tipo de impressão, quais são suas vantagens e desvantagens e em quais tecidos ele pode ser utilizado? É sobre isso que falaremos aqui! Confira a seguir.
O que é o transfer?
Transfer, que vem da abreviação de “transferência”, é uma técnica de impressão em que é possível transferir a imagem de um papel para a superfície de variados tecidos, como é o caso das camisetas.
Ele é considerado um dos métodos mais simples e baratos para quem deseja atuar neste segmento, podendo ser feito através da máquina ou até mesmo manualmente.
Para garantir sucesso e qualidade durante o processo, é importante ter em mente que antes de pensar na qualidade da tinta, você deve se atentar ao papel utilizado. Isso porque o papel, juntamente a película especial que o acompanha é quem são os responsáveis pela fixação da imagem no tecido, garantindo que a transferência será realizada com sucesso.
Como funciona?
Como foi dito anteriormente, o processo de transfer é um dos mais simples e eficazes para a impressão de camisetas e tecidos em geral. Veja abaixo como funciona:
1ª etapa: é escolhida a imagem que será usada na impressão;
2ª etapa: é feito o processo de espelhamento da imagem, antes mesmo da impressão;
3ª etapa: a impressão será feita em um papel especial para esse tipo de impressão (transfer), podendo ser em impressora a jato ou laser;
4ª etapa: o tecido que será estampado é fixado na máquina de transferência. Lembre-se de colocá-lo bem rente à máquina para que não haja imperfeições no resultado;
5ª etapa: a máquina se fecha a fim de alcançar a temperatura ideal, necessária para a transferência da imagem;
6ª etapa: com a máquina resfriada, o papel é desgrudado do tecido;
7ª etapa: e pronto! O processo se encerra e a camisa já está pronta para ser utilizada.
Quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de impressão?
Quando o processo é finalizado você poderá notar que o tecido não foi tingido, assim como acontece nos outros métodos de impressão. O que acontece nesse caso é a impressão da imagem para a camisa, inclusive fazendo com que a região da estampa fique mais “dura” do que o restante da camisa.
Entretanto, esse fator não é considerado uma vantagem ou desvantagem, e sim uma característica desse tipo de impressão.
Para que você saiba quais são as principais vantagens e desvantagens do transfer, nós separamos a lista abaixo:
Vantagens do Transfer
- Não há quantidade mínima para estampar, podendo fazer quantas peças quiser;
- Baixo investimento;
- Pode ser utilizado em diferentes tecidos e de diferentes tonalidades;
- Boa oportunidade de lucro para estamparias;
- Além de tecido, o método também pode ser usado para estampar materiais como plásticos, azulejos, cerâmicas e borrachas.
Desvantagens do Transfer
- A durabilidade da estampa não é muito longa;
- As cores da estampa podem desbotar à medida que você lavar a peça.
Em quais tecidos o transfer pode ser usado?
Bom, se você gostou desse método de impressão e deseja saber quais tecidos podem ser utilizados, certamente você terá uma boa notícia!
Isso porque, diferente de outros métodos, como é o caso da sublimação que só pode ser feita em tecido poliéster de cores claras, o transfer é aceito em variados tipos de tecidos e cores (camisetas brancas, pretas, azuis e vermelhas recebem muito bem impressão por transferência).
E aí, conseguiu compreender do que se trata o transfer, suas vantagens e desvantagens? Esperamos que sim! Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, não deixe de comentar aqui para que possamos esclarecê-la.
No mais, continue acompanhando o nosso blog para mais dicas sobre camisetas e estamparias. Nos vemos por aqui!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!