O que é sublimação: o manual básico para começar a estampar
Um dos processos de impressão mais usados, a sublimação refere-se à impressão por meio de uma impressora de jato de tinta, papel especial e prensa térmica que oferece inúmeras vantagens.
Criamos esse post para que você saiba o que é, de fato, a sublimação, como ela funciona e outras características essenciais para que você esteja pronto(a) para começar a estampar. Confira a seguir!
Do que se trata a sublimação?
Em tese, o processo de sublimação refere-se à passagem de algo sólido para o estado gasoso, mas sem a necessidade de passar pelo líquido. E é justamente esse o processo da sublimação para tecidos, por mais esquisito que pareça ser.
A justificativa disso é que na impressão sublimática, a tinta passará do seu estado sólido para gasoso, sem passar pelo líquido, dando justificativa ao seu nome. É um processo moderno e bastante tecnológico para estamparias.
Como funciona?
Antes de mais nada, saiba que para realizar essa técnica é necessário que você possua um equipamento próprio para isso e, em seguida, podendo escolher qual maneira de sublimação você deseja: transferência térmica ou impressão direta. Veja o que diferencia cada uma delas:
- Transferência térmica: essa é a técnica mais antiga de sublimação e a mais utilizada, que se baseia no processo em que o papel especial recebe a impressão e é fixado em cima da superfície escolhida (como é o caso das camisetas) para que a imagem seja transferida através do calor e da pressão;
- Impressão direta: esse é um processo de sublimação que requer muito tempo e é muito trabalhoso. Além de só funcionar em fibras naturais (como é o caso do algodão e da seda), o tecido precisará passar por um processo de pré e pós tratamento para garantir a absorção e permanência da tinta, consome muita água no processo e precisará de máquinas específicas.
Quais são os equipamentos utilizados?
Se você pensa em trabalhar com estamparia e sublimação, é essencial que você saiba quais são os equipamentos necessários para garantir a impressão de camisetas personalizadas através dessa técnica. Veja a seguir:
- Um computador;
- Uma impressora de jato de tinta específica ou adaptada;
- Uma prensa térmica ou um forno
Além disso, vale ressaltar que existem papéis e tintas específicas para essa finalidade que recomendamos que você dê uma pesquisada. Afinal, quanto melhor for a qualidade do material, melhor será a impressão e consequentemente, o resultado do produto.
Quais produtos podem receber a sublimação?
O tecido mais indicado para esse tipo de impressão é o poliéster. No entanto, existem algumas outras opções que são suportadas e que garantem um bom resultado, como: cetim, crepe, helanca, microfibra, musseline e organza.
Mas atenção: para que a sublimação em tecido seja bem feita, você precisa verificar a composição da malha, esta que deve ter pelo menos 60% de fibra sintética, ok? A não ser que você queira utilizar a opção de impressão direta, que por sua vez só funciona em fibras naturais.
Bom, esperamos que você tenha entendido as principais informações a respeito da sublimação. E agora é hora de se preparar para incrementar esse tipo de impressão na sua estamparia e usufruir dos seus benefícios.
Caso tenha ficado com alguma dúvida em relação a este tema, basta comentar aqui. E se quiser mais dicas e informações a respeito de camisetas e estamparias, continue acompanhando o nosso blog. Te esperamos por aqui!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!