Serigrafia: o que é e como funciona?
Serigrafia: o que é e como funciona?
A serigrafia é uma técnica de estamparia barata e versátil, mas que exige algum treino para que faz. Para te ajudar a entender o que é serigrafia e como ela funciona, preparamos este artigo. Aqui, vamos te mostrar como acontece o processo de estamparia por impressão de tela em uma camiseta.
Antes disso, se você quiser conhecer outras formas de estampar uma camiseta, clique aqui!
O que é serigrafia?
A serigrafia é uma técnica de impressão de telas em tecidos. Como na sua origem, essas telas eram feitas de seda, a serigrafia também é conhecida como silk screen, que significa tela de seda, em inglês.
Em suma, o processo de estampar consiste em forçar uma tinta por uma superfície vazada para que esta atinja o lugar certo.
De modo geral, a silk screen funciona em vários tipos de materiais e superfícies. Isso faz com que seja muito usada, principalmente em produções de larga escala de camisetas, canecas e cartazes.
Além disso, quando pensamos em camisetas, essa técnica é a ideal para tecidos de algodão. Fica a dica!
Como funciona estampar com silk screen?
A serigrafia é um processo de impressão fotossensível. Para entender melhor o que isso significa, siga com a gente:
Em primeiro lugar, para fazer a estampa, você precisa ter um layout feito,geralmente, em computador. Sendo que este deve ser impresso em folhas próprias, chamadas de fotolitos. Cada cor da estampa será uma folha diferente. Por isso, se a estampa tiver 3 cores, você vai ter 3 fotolitos diferentes, um para cada cor.
Depois são necessários mais alguns materiais como, por exemplo:
- uma tela ou matriz serigráfica de nylon ou poliéster
- um quadro, também chamado de moldura ou bastidor em que a tela será esticada
- uma mesa com luz ultravioleta
- emulsão fotossensível
- tinta adequada para o material que será estampado
Quando você tiver esses materiais, pode começar a fazer sua serigrafia. Para que fique mais fácil para você, veja o passo a passo de como funciona a silk screen:
Passo a passo
1- Prepare, seus fotolitos. Eles serão a base de sua estampa. Mas lembre-se de que os fotolitos são os negativos que correspondem a cara cor diferente de seu layout e juntos eles formarão a estampa. Isso é necessário porque, na serigrafia, você só consegue imprimir uma cor de cada vez. Por isso, para cada cor é necessário uma tela e um fotolito.
2- Deixe a tela preparada, coloque-a no quadro e aplique a emulsão fotossensível.
3- Em seguida, coloque o fotolito sobre a tela e ligue a luz ultravioleta.
4- Nesse momento, a luz vai refletir na tela, que tem pequenos furos. A presença da luz faz com que a emulsão fotossensível endureça onde está claro. Ou seja, feche os furinhos de onde não está coberto pelo fotolito.
5- Aplique a tinta com um rodo ou puxador. Desse modo a tinta ‘vaza’ pelos furos em aberto. Isto é, pela parte escura da tela, em que está o fotolito.
Repita esse processo para cada cor que sua estampa tiver.
Ao final, você terá uma camiseta personalizada para usar ou então para começar um pequeno negócio online.
Para saber mais dicas sobre camisetas, estampas e tecidos, siga acompanhando o blog do Disque Camisetas!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!