Estamparia tecido: mini guia de malhas e tecidos para estamparias
Hoje em dia existe uma ampla gama de tecidos e malhas à disposição da estamparia tecido, sendo cada um deles ideais para determinadas demandas.
A escolha do tecido é fundamental para oferecer um produto de qualidade e que satisfaça as expectativas do seu cliente, sendo ainda mais importante que a estampa, garantindo o resultado dela na hora da impressão.
Para isso, é preciso conhecer os tipos disponíveis no mercado, e pensando em simplificar a sua pesquisa, preparamos um minia guia de malhas e tecidos para estamparias, confira:
Poliéster
Sendo a malha de fibra sintética mais conhecida, essa malha consegue manter a cor da estampa por mais tempo, é resistente, não tem a necessidade de ser passada a ferro para ficarem sem dobras e secam rápido. Entretanto, tem também os seus contras: esse tipo de tecido dificulta mais a eliminação de suor, absorvendo e promovendo mais odores.
O tecido é mais fino que a maioria, logo, mesmo que não precise, se for passar o ferro, cuide da temperatura, pois essa malha queima com mais facilidade. Os tecidos compostos por poliéster:
- Malha PP: Feita com 100% de poliéster, a malha PP possui toque acetinado e macio na pele, lembrando as malhas de algodão. Versáteis e práticas, esse tecido não amassa, encolhe ou desbota, sendo perfeito para uniformes;
- Helanca ou cacharrel: Essa malha é composta de 100% de poliéster e são perfeitas para passar no processo de sublimação. É usada para abadás, camisetas e mangas de peças em que são impressas estampas florais;
- Dry Fit: A malha mais escolhida quando se trata de uniformes esportivos e roupas de academia, o Dry Fit possui alta durabilidade e bom caimento graças a tecnologia da construção do tecido, afastando o suor da pele, mantendo o consumidor seco e confortável. Alguns tecidos Dry Fit contam com proteção UV para prática de esportes ao ar livre.
Algodão
Continuando a lista da estamparia tecido, o algodão é a fibra mais utilizada em produção de camisetas e peças têxteis, sendo conhecidas pela maciez, durabilidade e versatilidade. Ajudando na absorção do suor, é mais confortável que os demais tecidos disponíveis no mercado. A maior desvantagem dessa malha é amassar com maior facilidade e ser mais suscetível a desbotar com o tempo.
As malhas de algodão podem ser classificadas como:
- Fio 24: Com esse tipo de fio, as camisetas tendem a ser mais finas e com menor durabilidade, como as de lojas de departamento, produzidas em grande escala para que o preço seja menor;
- Fio 30 cardado: Possui qualidade superior ao fio 24, pois quanto maior a gramatura, melhor a qualidade do fio;
- Fio 30 penteado: É o melhor tipo de tecido de algodão, indicado para camisetas e peças em geral, com ótima durabilidade e acabamento na estamparia. Apesar de serem mais caras, têm um bom custo-benefício pelo seu tempo de duração.
Malha fria (ou PV)
Composto de 33% de poliéster + 67% de viscose, tendo uma boa durabilidade, não desbotando e nem encolhendo com facilidade, sendo escolhida com constância para uniformes escolares.
Esperamos que você tenha entendido as principais questões sobre os principais tipos de malhas e tecidos, para que cada um serve, quando usar e as perguntas mais frequentes sobre estamparia tecido. Caso tenha ficado com alguma dúvida, fale conosco nos comentários, que nós vamos te ajudar!
Para saber mais novidades sobre o mundo da estamparia, técnicas e avanços na área, acompanhe nosso blog!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!