Máquina de sublimação: quanto custa em média e como saber qual é a melhor?
A sublimação é sem dúvida um dos processos de estamparia mais usados, devido a sua qualidade de acabamento e acessibilidade às diversas cores e estampas. Entretanto, para iniciar uma estamparia, nem sempre é fácil obter as informações mais importantes sobre a máquina de sublimação, quanto custa em média e como saber qual é a melhor.
Pensando em tornar a pesquisa sobre a máquina de sublimação mais simplificada, preparamos esse guia rápido sobre o maquinário e suas principais informações, confira:
O que é a sublimação?
É um processo de estamparia em que a tinta passa do estado sólido para o gasoso, formando a estampa na malha escolhida. Esse processo acontece pela junção da pressão e do calor da prancha térmica (que é em si a máquina de sublimação), transferindo a imagem a algum objeto, pode ser caneca, capa de celular, ou malha de camisetas.
O que é preciso para fazer impressão por sublimação em uma estamparia?
A impressão por sublimação precisa de alguns itens para ser feita e devem compor o maquinário, como:
- Prensa térmica (a prensa em si é o que permite o processo de fabricação);
- Tinta de sublimação, que quando aquecida, é convertida ao estado gasoso e adere à malha escolhida;
- Papel de sublimação, que vem com uma camada própria de poliéster, ajudando no processo de transferência, sendo o mais indicado o de verso azul, que fornece o melhor resultado nas estampas.
Quais são os tipos de máquina de sublimação disponíveis no mercado?
- Prensa plana, que tem diversos tipos: boca de jacaré, abertura lateral, plana de gaveta, plana industrial, sendo cada uma delas com sua especialidade;
- Prensa cilíndrica, que é usada para estampar copos, canecas e outros produtos cilíndricos, podendo ser estes de plástico de sublimação, cerâmica ou até mesmo garrafas de alumínio;
- Prensa 3D, que consegue fazer a sublimação em produtos de formato irregular, que as outras máquinas de sublimação não conseguiriam estampar, como copos e canecas que não sejam cilíndricos, bonés, capas de celular, alguns tipos de chaveiro, etc,
- Prensa 8 em 1, que é uma das prensas mais caras devido a sua tecnologia, que faz todos os tipos de sublimação (camisetas, materiais cilíndricos, etc), abrindo a possibilidade da estamparia trabalhar com tecidos mais grossos como pano, bonés, etc., mas limita as produções por trabalhar apenas com o tamanho 38 cm x 38 cm, limitando as estampas planas a estas medidas.
Quanto custa uma máquina de sublimação?
O investimento para adquirir a máquina de sublimação varia entre R$ 1.600,00 e R$ 4.000,00, de acordo com a marca escolhida e do número de itens que estão inclusos nestes kits.
Os fabricantes investem em kits com todos os itens que são necessários para o processo de sublimação, em que está inclusa a máquina, que é a prensa ou prancha térmica, as tintas, papéis e o que mais for necessário, mas também é possível comprar a máquina avulsa.
Como saber qual é a melhor máquina de sublimação?
A verdade é que não existe uma melhor, e sim a ideal para as necessidades da estamparia. Como vimos acima, existem máquinas para todos os tipos de demandas, tamanhos, etc., e são essas informações que ajudam na escolha do maquinário mais apropriado para a estamparia.
Saber também quais produtos serão o carro-chefe é importantíssimo, por exemplo: se em uma estamparia o objetivo central são as camisetas e capas de celular, não é necessário adquirir uma prensa grande que faça também canecas, já que seu custo é muito maior e ocupa mais espaço.
Esperamos que você tenha entendido as principais questões sobre máquinas de sublimação, indicações de uso e as perguntas mais frequentes sobre o assunto, caso tenha ficado com alguma dúvida, fale conosco nos comentários, que nós vamos te ajudar!
Para saber mais novidades sobre o mundo da estamparia, técnicas e avanços na área, acompanhe nosso blog!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!