Tudo o que você precisa saber sobre a helanca
Hoje falaremos sobre uma malha altamente conhecida no mercado que é muito utilizada em modalidades específicas de vestuário: a helanca!
Versátil e bastante procurada para a confecção de roupas casuais, uniformes e linha esportiva, o tecido ganha espaço por seus pontos positivos.
Se você busca praticidade, durabilidade e custo acessível, a helanca é uma excelente opção!
Vamos conhecer mais sobre ela?
Acompanhe!
O que é helanca?
Antes de mais nada, a helanca se trata de um tecido composto por poliéster ou poliamida, sendo consideravelmente mais desenvolta do que o cetim e o elastano.
Por este motivo, o tecido é frequentemente utilizado na confecção de forro para vários tipos de peças, contando que a sua elasticidade proporciona maior conforto e casualidade, uma vez que ela evita aquelas marquinhas indesejadas.
A helanca é conhecida por sua versatilidade, devido ao fato de se movimentar junto ao corpo da pessoa, evitando o que chamamos de rigidez.
Ainda que não pareça, o forro implica diretamente no acabamento, estrutura e caimento de uma peça de roupa. Sem ele, talvez o seu vestido de festa preferido não fosse tão bom assim. Justamente por esse motivo, não podemos desconsiderar a helanca, mas sim entender que ela faz parte da roupa.
Estrutura da helanca
A malha de helanca é caracterizada por fios entrelaçados sobrepostos, formando um ponto fixo de ligação entre elas. A característica determina a estrutura que o tecido oferece e para quais confecções ele seria mais indicado.
Para quem ainda não conhece, a malha helanca tem sua origem de muito tempo atrás, sendo utilizada por povos 1000 a.C. Levando isso em consideração, notamos que o tecido garantiu sua qualidade mesmo com o passar do tempo.
Além de bastante maleável, o tecido proporciona uma boa adaptação ao corpo, sensação térmica agradável, toque confortável e boa transpiração.
Quais roupas podem ser produzidas com malha helanca?
Essa malha pode ser curiosamente aproveitada em confecções como:
Roupas Casuais: peças mais justas, levemente formais e cotidianas, (blusinhas, pijamas, vestidos, uniformes) podem ser tranquilamente produzidas por este tecido.
Roupas festivas: forros de vestidos, sejam eles longos ou curtos, largos ou justos, levam em sua composição a helanca.
Roupas de praia ou piscina: o seu biquíni, maiô, sunga ou cações, são certamente produzidos com helanca.
Roupas esportivas: a maioria das roupas esportivas possuem um tecido leve e confortável. E sim, é helanca!
Roupas para dança: O tecido também pode ser utilizado para a produção de uniformes ou figurinos de dança, proporcionando flexibilidade e conforto durante os movimentos.
Por que conhecer a composição dos tecidos?
Talvez você se pergunte qual a importância de conhecer sobre os tecidos que compõem suas roupas, e a resposta é simples: uma vez que você entende sobre os tecidos, também poderá entender sobre os cuidados, as manutenções, a duração e o caimento das peças em seu corpo.
Dessa maneira, suas escolhas serão bem mais assertivas!
Conclusão
Agora que você aprendeu mais sobre a composição da malha helanca, será bem mais interessante comprar novas peças de roupas, uma vez que você descobriu o que as compõem.
E você? Gostaria de entender mais sobre outros tecidos? Conte pra gente ou nos acompanhe clicando aqui!
Até a próxima!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!