Quais são os principais indicadores financeiros para lojas de camisetas?
Uma coisa é fato: se você deseja ter sucesso na sua loja de camisetas, um dos principais pontos que você deseja atentar-se é em relação aos indicadores financeiros. A partir deles será possível identificar quais são os problemas da empresa a fim de corrigi-los para garantir melhore retorno financeiro.
Para te ajudar com isso, separamos uma lista que indica quais são os principais indicadores financeiros que todo varejista precisa seguir. Confira quais são abaixo:
8 indicadores financeiros para lojas de camisetas
Verificar quais são os indicadores financeiros da sua loja irá te ajudar a entender quais são os problemas e oportunidades do seu negócio para obter melhores resultados. Veja a lista a seguir:
1 – Valor de faturamento
O valor de faturamento baseia-se em acompanhar diariamente e competitivamente o valor de vendas diários da loja, analisando com valores passados (dia/semana/mês/ano anteriores). Embora o faturamento seja o principal indicador de performance, ele não consegue expressar sozinho a eficácia das ações de vendas, sendo necessário avaliar os outros indicadores financeiros dessa lista.
2 – Volume de vendas
Esse indicador refere-se ao número de vendas realizado periodicamente pela loja (diariamente, semanalmente, mensalmente ou outro), para que seja avaliado com períodos anteriores. O volume de vendas ajudará a medir a eficiência da conversão dos clientes atendidos.
3 – Clientes atendidos
Os clientes atendidos, por sua vez, está relacionado ao dado que indica quantos clientes foram atendidos pelo estabelecimento dentro de um período (diariamente, semanalmente ou mensalmente) para análise comparativa com períodos anteriores. Uma maneira interessante de analisar esse indicador financeiro é avaliando cada integrante do time de vendas, assim você terá mais informações comparativas.
4 – Margem de lucro
Esse indicador financeiro visa analisar qual foi a margem de lucro da(s) venda(s) realizada(s) pela loja de camiseta. Dessa forma, você poderá saber qual retorno financeiro você está recebendo para avaliar se está sendo vantajoso ou não.
5 – Valor de descontos concedidos
Em relação ao valor de descontos concedidos, você precisará avaliar qual é o desconto que está sendo dado aos clientes para que seja feita uma análise comparativa com os períodos anteriores (dia, semana, mês e ano). O desconto afeta a rentabilidade das vendas e por isso é importante que seja feito o acompanhamento e, quando necessário, a regulagem de descontos para que a loja não fique prejudicada.
6 – Percentual de descontos concedidos
Além do valor de descontos concedidos, também é importante avaliar qual é o percentual que está sendo concedido periodicamente para que possa ser avaliado com os períodos anteriores (dia/semana/mês e ano), principalmente se você trabalha com vendas maiores e/ou produtos mais caros.
7 – Tíquete médio por venda
O tíquete médio por venda é um indicador que vai te ajudar a entender o quanto de esforço você precisará ter para alcançar suas metas, levando em consideração o valor de cada venda. Para obtê-lo, você deve dividir o valor total de vendas pelo número de vendas realizadas.
8 – Média de itens por venda
A análise média de itens por venda faz com que você entenda o giro de produtos para cada venda realizada e o seu impacto para que o tíquete médio se eleve. Para obtê-lo, divida o total de itens vendidos pelo número de vendas realizadas.
E aí, conseguiu compreender quais são os principais indicadores financeiros que você precisa levar em consideração para garantir o sucesso da sua loja de camisetas? Esperamos que sim. Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.
No mais, te esperamos por aqui nos próximos posts para mais dicas e informações sobre empreendedorismo. Até a próxima!
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