Impressora a laser: saiba como funciona e quando utilizar em estampas
A impressora a laser já é uma realidade no mercado da serigrafia e estamparia, expandido cada vez mais com o passar do tempo, devido ao seu custo competitivo e sua qualidade no acabamento do produto, em que a qualidade é incontestável, devido à resolução e foco nos detalhes da estampa que este tipo de impressão oferece. Saiba mais sobre a impressora a laser e como utilizar em estampas com este pequeno guia que preparamos, confira:
Como funciona a impressão a laser?
A forma como uma impressora a laser funciona é baseada na eletricidade estática, sendo um tipo de impressão mais complexo de se entender. Em primeiro lugar, uma carga elétrica positiva é aplicada em todo o cilindro da impressora, sendo rotativo, começando a girar enquanto descarrega pontos específicos do texto ou da imagem, assim, o laser vai criando aos poucos um desenho no cilindro baseado nas informações guardadas na memória da impressora.
Somente após este passo a passo é que o toner entra e ao ser usado, o papel sai da bandeja, recebendo uma carga negativa do toner que é superior à da imagem eletrostática, que leva carga positiva.
Aplicado a estamparia, é bem parecida com a impressão a jato de tinta, mas sua maior diferença para este outro tipo de impressão consiste em usar toner regular/comum e papel especial, conhecido como transfer, sendo adequado para este tipo de impressão. Para fazer a impressão a laser, é necessário também uma prensa térmica para aplicar o desenho e um plotter para recortar as artes mais elaboradas, deixando um acabamento mais profissional e retirando completamente as arestas indesejadas da estampa.
Quais são as vantagens das impressoras a laser?
Além do de serem mais econômicas que outros modelos, em comparação ao custo das impressões (de acordo com os cálculos feitos por algumas gráficas e estamparias, o custo pode diminuir em até 15%, dependendo da quantidade de uso, modelo da impressora e quais insumos são usados), as impressoras a laser contam com qualidade quase perfeita de impressão, focando em detalhes como ranhuras, nuances, degradês e outros na estampa, sem falar que o acabamento tem uma resolução comparativamente melhor que outras modalidades, oferecendo também uma boa duração das impressões.
Quais tipos de estampas posso fazer com a impressora a laser?
É possível fazer camisetas claras, coloridas e escuras em tecidas e malhas leves, sendo um maquinário de uso versátil para a empresa, que trabalha com impressões de diversos tipos sem grandes restrições de materiais usados na produção.
Enfim, a impressora laser uniu a praticidade, qualidade e alta resolução em um só maquinário, garantindo ao cliente um melhor acabamento e durabilidade do produto, como também para o empresário do ramo, que insere um modelo tecnológico em sua rotina e dinamiza os processos e custos.
Esperamos que você tenha entendido as principais questões sobre impressora a laser e as perguntas mais frequentes sobre o assunto, caso tenha ficado com alguma dúvida, fale conosco nos comentários, que nós vamos te ajudar!
Para saber mais novidades sobre o mundo da estamparia, técnicas e avanços na área, continue acompanhando o nosso blog!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!