Impressão sublimática: o que é e quais são as vantagens?
Com o avanço da tecnologia e novas técnicas de impressão, que vão desde maquinários com custos altíssimos aos que já estão na maioria dos negócios e só obtiverem alguns upgrades, hoje em dia conseguimos cada vez mais impressões com ótimos acabamentos, sendo uma das mais faladas atualmente a impressão sublimática. Saiba mais informações sobre a técnica, características e vantagens com este guia que preparamos para você, confira:
O que é sublimação ou impressão sublimática?
A sublimação é o processo de impressão em tecidos de difícil manejo ou tratamento. Sendo uma forte concorrente da silkscreen (serigrafia tradicional, usada e conhecida internacionalmente), a principal diferença entre as duas técnicas é a aplicação da tinta, já que na sublimação a tinta é incorporada ao material, o que garante uma duração e acabamento muito superiores, enquanto na serigrafia a tinta é transferida de uma superfície primária até a outra, o que facilita um desgaste natural com atrito, lavagens, uso, etc.
Como funciona a impressão sublimática?
A técnica usa a tinta sublimática na produção (específica para este processo, não sendo recomendado o uso de outras tintas), um suprimento obrigatório para concluir o processo. É usada uma prensa térmica, transferindo a imagem gravada no papel para o produto, recebendo logo após a aplicação de uma resina de proteção, que garante a qualidade, acabamento e durabilidade do produto.
Quais são as suas principais utilizações?
A sublimação é muito procurada em superfícies mais sensíveis como vidro, porcelana, cerâmica e dependendo da resistência do material, plástico; como também em brindes, para garantir um acabamento e durabilidade maior da impressão.
A impressão sublimática é procurada principalmente nestas modalidades por oferecer ótima resolução de impressão (detalhamento, cores vivas) e boa durabilidade utilizando 100% dos insumos entregues para fabricação das impressões, pois jatos de tintas mais fortes ou processos mais bruscos poderiam quebrar ou rachar vidros, porcelanas, causando prejuízo.
Quais são as vantagens da impressão sublimática?
O investimento para começar as impressões sublimáticas pode ser um pouco alto, se comparado aos outros maquinários ou para quem está começando, mas a médio e longo prazo fazem o custo por processos diminuir significativamente. Algumas das vantagens da sublimação são:
- Melhor qualidade dos produtos impressos;
- Durabilidade da impressão (geralmente superior às outras técnicas);
- Flexibilidade na produção, por precisar de menos maquinários;
- Custo final menor;
- Suprimentos com custo menor se comparado às outras técnicas de impressão;
- Possibilidade de usar em impressões de materiais mais frágeis;
- Cores mais vivas nas impressões, etc.
Logo, a impressão sublimática é um investimento extremamente benéfico para quem deseja expandir seu negócio, visto que abrange um uso maior, e para o consumidor também, ao ter em mãos um produto de acabamento superior e muita durabilidade.
Esperamos que você tenha entendido as principais questões sobre a impressão sublimática, um pouco mais sobre ela, características, usos, vantagens e as perguntas mais frequentes sobre o assunto, caso tenha ficado com alguma dúvida, fale conosco nos comentários, que nós vamos te ajudar!
Para saber mais novidades sobre o mundo da serigrafia, técnicas e avanços na área, acompanhe nosso blog!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!