Gestão de marketing para iniciantes: tudo o que você precisa saber para começar!

É provável que você saiba que o marketing digital é uma estratégia essencial para alavancar os resultados da sua empresa. No entanto, para que ele realmente surta efeitos, é necessário que você saiba qual é a melhor maneira de executá-lo. Pensando nisso, separamos algumas dicas de gestão de marketing digital para iniciantes, confira a seguir!

Do que se trata a gestão de marketing digital?

Antes de mais nada, é importante que você entenda o conceito de marketing digital. Veja só: o marketing digital refere-se a uma forma de divulgação através de ferramentas e estratégias na web que tem como objetivo aproximar a marca de seu público e aumentar as vendas da empresa.

Benefícios do marketing digital

Em relação aos seus benefícios, existem diversos motivos que justificam o investimento na gestão de marketing digital para empresas. Veja abaixo alguns deles:

  • Manter uma presença online: estar presente na web é uma das principais questões que farão com que sua marca seja ou não conhecida pelo seu público. Afinal, através dela você permitirá que o cliente encontre, se familiarize e interaja com sua marca, aumentando as chances de conversão em vendas;
  • Aumentar a autoridade da marca: as empresas com uma boa gestão de marketing digital, seja por meio de redes sociais, site ou blog e, principalmente usando o marketing de conteúdo, possuem maiores chances de se sobressaírem no mercado e até mesmo se tornarem autoridade e referência no setor;
  • Garantir a segmentação do público: através da internet você consegue direcionar a sua comunicação para um público específico, ou seja, segmentá-lo. Isso otimiza o seu trabalho e faz com que você foque suas estratégias para quem realmente se interessa com seu produto e/ou serviço.

Por onde começar a sua gestão de marketing digital?

o que é gestão de marketing digital para iniciantes

Freepik

Com essas informações esclarecidas, é hora de falar como você pode, de fato, iniciar sua gestão de marketing digital efetiva para gerar bons resultados para sua empresa. Para isso, separamos alguns passos essenciais. Veja abaixo quais são:

Comece a construir sua presença digital

O primeiro passo que você precisa ter em mente é que a sua presença digital e a forma com que você se comunica na web está totalmente ligada aos resultados da sua empresa. Então o essencial para este momento é que você determine quais serão as frentes digitais que você usará dentro da sua gestão.

Algumas das principais estratégias que você pode adotar inicialmente são:

  • Criar uma conta profissional nas principais redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn);
  • Criar um site voltado para conversão;
  • Criar um blog;
  • Criar uma campanha de e-mail marketing.

Produza conteúdo frequente para seu público

Após criar as contas nas redes sociais e outras estratégias digitais que você deseja, é hora de se programar para criar conteúdos relevantes para seu público visando a atração e aproximação. Nesse momento você deve levar em conta quais são as objeções e desejos da sua persona e qual é a forma mais atrativa de apresentar os seus produtos e/ou serviços.

Lembre-se de focar no conteúdo de qualidade e em boas fotos (principalmente nas fotos reais dos seus produtos e/ou serviços) para garantir que o cliente terá confiabilidade e real interesse em sua marca.

Analise as métricas periodicamente

Por fim, não se esqueça de analisar quais estão sendo os retornos das suas ações. Afinal, será dessa maneira que você poderá identificar se as ações estão realmente valendo a pena.

Dentro do próprio Instagram, Facebook e LinkedIn você consegue informações que te ajudam nas métricas, como é o caso dos likes, views, comentários, seguidores, compartilhamentos, etc.

Porém, você pode ir além e visualizar as informações referentes a: quais são os horários que os usuários mais interagem com sua página, qual é o público que realmente se engaja e outros.

Lembre-se que todas as informações que você conseguir colher vai contribuir para que suas próximas ações sejam ainda mais assertivas.

Enfim, esperamos que você tenha conseguido compreender a importância da gestão de marketing digital para iniciantes e quais são os passos que você deve seguir para uma boa estratégia.

Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, não deixe de comentar aqui que nós te esclarecemos.

No mais, continue acompanhando o nosso blog para mais dicas de marketing e empreendedorismo. Nos vemos por aqui!

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