Estamparia têxtil: o que é e como a estampa é feita?
Cada vez mais a estamparia vem ganhando espaço no mercado, principalmente pela possibilidade que entrega aos clientes de ter as roupas com a sua cara, que expressem a sua personalidade. Entretanto, com a chegada de tantos tipos de estampa, maquinários e expansão das opções, cada vez mais o mercado tem ficado exigente, sendo de grande importância buscar saber mais sobre a estamparia têxtil, o que é e como a estampa é feita.
O que é a estamparia têxtil?
A estamparia têxtil nada mais é que a confecção de estampas para o mercado de roupas e tecidos, podendo ser digital ou artesanal, manual. Hoje em dia a estamparia mais comum é a estamparia digital têxtil, mas algumas técnicas da manual ainda podem ser usadas em peças com toque mais hippie ou caseiras, por exemplo.
Como a estampa é feita na estamparia têxtil?
As estampas podem ser tanto as que já estão prontas, em domínio público na internet, como as desenvolvidas por um designer de estampas, sob encomenda ou para uma coleção têxtil já estabelecida. Usando os padrões pedidos em cada tipo de impressão, o formato aceito pelas impressoras e sendo aprovada pelo cliente, a estampa já pode passar para o processo de impressão, sendo aplicada diretamente sob o tecido escolhido.
Quais são os tipos de estamparia têxtil? Quais processos podem ser usados?
Existem muitas formas de impressão e processos de criação disponíveis no mercado da estamparia têxtil atualmente, mas há aqueles que sempre se destacam por seus benefícios e vantagens. Os mais procurados e usados são:
- Silk screen: Também conhecida como serigrafia, é uma técnica de impressão feita com telas utilizando tinta de tecido, sendo sem dúvidas o processo mais conhecido, devido ao seu baixo custo e qualidade de primeira mão, podendo ser criadas diversas estampas e texturas. Por meio de uma tela de nylon perfurada é aplicada a tinta, e logo após é transferida por meio dos furos para o tecido escolhido. Não tem restrição de quantidade de cores, entretanto, são elas que vão ditar o valor da peça, quanto mais colorida, mais cara.
- Transfer: A estamparia transfer é feita pela passagem da imagem em uma impressora de papel transfer, papel próprio para este método, que usando calor e pressão, transferem a imagem a peça escolhida. É uma boa opção para quantidades mínimas de impressão a um custo baixo.
- Sublimação: Método também muito conhecido, assim como a serigrafia, mas funciona de forma diferente. Tem o menor custo de todos os processos de impressão e pode ser impressa qualquer tipo de cor ou imagem, em qualquer parte da peça escolhida. O desenho é impresso no papel sublimático, especial para este tipo de estamparia, por uma prensa quente, e logo após esse processo, a tinta passa para o estado gasoso, sendo fixada a malha.
A estamparia têxtil é um mercado amplo que dá a possibilidade de explorar diversos tipos de estampas e estamparias, servindo ao gosto dos mais variados tipos de públicos. Para garantir a qualidade do produto e da estampa, basta se atentar a escolha do tecido e método de impressão mais adequados.
Esperamos que você tenha entendido as principais questões sobre a estamparia têxtil, os principais conceitos, como são feitas as estampas e as perguntas mais frequentes sobre o assunto, caso tenha ficado com alguma dúvida, fale conosco nos comentários, que nós vamos te ajudar!
Para saber mais novidades sobre o mundo da estamparia, técnicas e avanços na área, acompanhe nosso blog!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!