Quais as principais diferenças entre estamparia rotativa e estamparia digital?
O universo das estampas comporta inúmeras modalidades. Hoje especificamente, falaremos da estamparia rotativa e da estampa digital. Quais são as principais diferenças entre elas?
Conhecer mais sobre esse nicho de mercado, possibilita que você ofereça ou compre produtos de qualidade e procedência. Afinal, uma aquisição se torna bem mais interessante quando entendemos o processo.
Em seguida, você poderá conferir mais sobre essas duas categorias de estampa e quais são suas distinções.
Acompanhe!
Estampa digital
Começamos pela estampa digital, uma modalidade que imprime as estampas diretamente na superfície dos tecidos por intermédio de uma impressora específica. Geralmente, as cores e formas são mantidas exatamente iguais ao papel, destacando até mesmo os detalhes.
O processo de estamparia em geral é menos poluente, ainda que o mesmo possua um alto custo de produção. Algumas restrições também são válidas, como por exemplo, a fibra do tecido em que a estampa será recebida. Nem todos os tipos de fibra possibilitam uma boa fixação, por isso, devem ser bem selecionadas.
A estamparia digital garante um processo simples sem grandes esforços. Ele funciona em três fases, começando pela seleção da imagem digital, transferência para o tecido e o acabamento final da peça.
Estamparia rotativa
Do outro lado, temos a estamparia rotativa, a categoria que trata de estampas feitas por cilindros. Com esses cilindros, a estampa pode ser produzida através de perfurações diretas no tecido, com limitação de até três cores. Se houver a necessidade da inclusão de mais cores, o processo pode ter uma precificação maior.
A estamparia rotativa preza pela eficiência e pelos grandes volumes de produção. Seus processos permitem a combinação de técnicas que geram resultados inusitados nas roupas.
Entre alguns exemplos, podemos citar: gradiente de cores, borrados, esfumaçados e outros.
Diferenças
Agora que você já conhece mais sobre os dois tipos de estamparia, chegou o momento de entender quais são suas principais diferenças.
Além dos métodos e processos, a estamparia digital pode ser facilmente destacada como mais interessante, contando que a mesma traz maior vantagem em quesitos de qualidade, tecnologia e impressão. As cores são impressas com maior variedade de tonalidade e formas, ao contrário da estamparia rotativa, que possui sua produção certamente mais limitada.
Outro ponto em que a estamparia digital agrada, é que o tecido em que a mesma é impressa se destaca no mercado como um produto de qualidade, ganhando maior valor quando comparado a outras opções.
A estamparia rotativa, no caso, produz suas escalas em maiores quantias, e suas variedades não são tão grandes quanto a digital. No entanto, a categoria produz efeitos em roupas que continuam sendo interessantes e chamativas.
O mercado da estamparia
Em síntese, a estamparia é um nicho que nos proporciona muitas informações e métodos diferenciados de produção de roupas.
Seja para empreendedores ou compradores, conhecer mais sobre esses processos garante maior segurança e conforto durante o uso de um produto.
Assim como muitas áreas, o ramo de estamparia é propício para o desenvolvimento criativo e interessante em quesitos financeiros.
Curioso não é mesmo?
Conclusão
E você, gostaria de conhecer mais sobre o assunto? Então não perca tempo e clique aqui!
Esperamos por você mais vezes!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!