Saiba como estruturar as vendas pelo WhatsAapp em sua loja!
Se você tem uma empresa, certamente você já ouviu falar que o WhatsApp contribui para as suas vendas online. E nós te dissemos que sim, as vendas pelo WhatsApp podem sim ser uma boa estratégia para você. No entanto, é necessário criar uma estrutura para que seja realmente vantajoso e organizado.
Escrevemos esse post para te passar algumas dicas e para que você saiba como estruturar as vendas pelo WhatsApp em sua loja. Então se esse assunto te interessa, vem com a gente e continue a leitura!
Motivos de realizar vendas pelo WhatsApp
Através de uma pesquisa realizada pela MMA Mobile Report, o WhatsApp é o aplicativo para smartphones mais utilizados pelos brasileiros, com 68% de preferência. Seja para bater papo, se divertir, ou para fazer negócios, muitas pessoas de diferentes idades passam grande parte do dia no app.
E com esse número tão expressivo, muitas empresas encontram uma oportunidade para se aproximar do seu público e até mesmo para realizar vendas pelo WhatsApp.
Essa é realmente uma excelente opção, desde que bem estruturado e organizado. Para isso, separamos as dicas de como estruturar as vendas pelo WhatsApp. Veja a seguir.
Dicas de como estruturar as vendas pelo WhatsApp
Se você deseja realizar vendas pelo WhatsApp, não deixe de conferir as dicas de como realizá-las de maneira que seja realmente eficaz. Confira:
1 – Utilize o WhatsApp Business
O WhatsApp Business é uma versão do app voltado para empresas, especialmente os pequenos negócios.
Com diversas funcionalidades para que você possa realizar vendas pelo WhatsApp (como por exemplo incluir o app através de um telefone fixo e envio de mensagens automáticas), essa é a melhor opção para quem deseja estruturar as vendas no WhatsApp de maneira organizada.
Através dele você ainda terá a opção de receber métricas periódicas e incluir etiquetas para marcação dos clientes (como “pagamento pendente” ou “pedido finalizado”).
Portanto, na hora de configurar seu WhatsApp para vendas, baixar a versão Business é o primeiro passo importante que você deverá tomar.
2 – Peça autorização para os seus clientes
Outra questão muito importante que você precisa se atentar é em relação a autorização dos clientes. Isso significa que você nunca deve enviar uma mensagem ao usuário sem a permissão do mesmo.
Então sempre que você desejar incluí-lo em uma lista de transmissão (falaremos sobre isso adiante) ou avisá-lo sobre os produtos e/ou serviços ou promoções, pergunte primeiro se ele deseja receber esse tipo de mensagem da empresa.
Caso você envie a mensagem sem que ele autorize ou tenha interesse no seu conteúdo, as chances de um contato improdutivo são grandes e, no pior dos casos, ele pode ainda fazer um print e denunciá-lo ao Procon e nas redes sociais, o que certamente causaria uma imagem negativa para você e não seria vantagem alguma. Atente-se a isso e somente crie vínculo com clientes que realmente desejam receber os seus conteúdos.
3 – Organize os seus clientes
Lembra que no início desse post nós falamos que você não iria conseguir realizar vendas sem uma boa estruturação ou organização? E isso entra no que diz respeito inclusive da organização de clientes.
Imagine tentar encontrar determinado cliente em uma lista confusa com 100 ou até mesmo 500 contatos com diferentes nomes e números? Isso de fato não funcionaria.
Busque organizar os contatos na agenda e até mesmo dentro das conversas no app. Para que a organização fique mais prática, tente salvar o contato de acordo com o estágio que o cliente se encontra. Você pode inclusive criar algum código a ele, ficando a sua preferência como fará isso, o fato é que você precisa se organizar para que sua rotina fique mais simples e estruturada.
4 – Utilize listas de transmissão
Eis a questão: grupos no WhatsApp ou lista de transmissão? Embora o grupo do WhatsApp seja uma excelente estratégia para unir pessoas interessadas sobre determinado assunto, é importante que você tenha em mente que ele não é direcionado para empresas.
Para que você consiga enviar para seus clientes as novidades, promoções e informações sobre seus produtos e/ou serviços, o ideal é que você entre em contato diretamente com cada usuário. E o método que te ajuda nisso são as listas de transmissão.
Com ela você consegue selecionar todas as pessoas que você deseja enviar determinada mensagem para realizar o disparo em uma única vez, sem que seja necessário enviar separadamente (o que certamente daria muito mais trabalho).
Ah, e detalhe importante: ao usar a lista de transmissão, a mensagem será enviada individualmente para cada pessoa e se os usuários responderem, só você conseguirá ver a resposta.
5 – Crie um cronograma de mensagens
Assim como outras estratégias digitais, é preciso ter em mente que dentro do seu WhatsApp você terá diversos potenciais clientes nos mais variados estágios (topo, meio e fundo do funil), que precisam ser tratados de maneiras diferenciadas.
E, para que as vendas pelo WhatsApp aconteçam, não adianta achar que enviar algumas mensagens avulsas e desorganizadas irá funcionar. Você precisa criar um cronograma de mensagens condizente com o estágio de cada cliente para ir nutrindo-o como forma de convencê-lo a fechar negócio com você.
Lembre-se que o WhatsApp é um app de contato direto com o cliente, use-o isso ao seu favor e tente ter um relacionamento bem pessoal durante a troca de mensagens. isso fará toda a diferença!
7 – Utilize o WhatsApp Web
O WhatsApp Web é uma excelente opção para quem deseja ter mais agilidade na hora de mandar e responder mensagens.
Esse serviço possibilita que você gerencie o seu app através de uma janela do seu navegador ou até mesmo por um app no seu computador, ficando mais simples de acompanhar as conversas e enviar e receber arquivos, sem que seja preciso ficar com o celular na mão.
8 – Aproveite do status do WhatsApp
O status do WhatsApp é semelhante ao stories do Instagram e pode ser uma boa estratégia para divulgação de novidades e promoções da sua loja, incentivando que os clientes entrem em contato com você para mais informações sobre aquilo que está sendo apresentado.
Mas atenção: o excesso de postagens pode ficar cansativo. Busque um equilíbrio e poste, no máximo, 2 vezes ao dia. (Essa dica vale também para o número de mensagens disparadas que também não deve ultrapassar essa quantidade).
9 – Use um número profissional
Essa é uma dica muito importante para que você possa profissionalizar a sua empresa. Já te falamos para usar o WhatsApp Business, certo? Agora, além disso, vamos te explicar que é muitíssimo importante que você separe seu número pessoal do número profissional.
Essa medida vai, além de te ajudar a organizar suas conversas, fazer com que você consiga distinguir suas postagens profissionais das pessoais, sempre lembrando que não se deve postar ou enviar nada polêmico ou de cunho pessoal no seu perfil profissional, como é o caso de posts que envolvem política, time de futebol, etc.
Caso você opte por ter apenas um celular para ter os dois aplicativos instalados (WhatsApp pessoal e WhatsApp business), orientamos que você adquira um smartphone dual chip, isso resolveria o seu problema e deixaria tudo muito mais organizado.
10 – Divulgue o número do seu WhatsApp no seu site e redes sociais
Por fim, depois de ter um número para sua empresa configurado no WhatsApp Business e saber o que deve ser feito para realizar vendas pelo WhatsApp, não se esqueça de divulgar o número pelo site e redes sociais para que seu cliente saiba onde te encontrar para tirar dúvidas, obter mais informações e realizar as suas compras.
Bom, esperamos que você tenha entendido como estruturar as suas vendas pelo WhatsApp. Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.
No mais, continue acompanhando o nosso blog para mais dicas de marketing, vendas e empreendedorismo. Te esperamos por aqui!
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