Como fazer um controle de estoque eficaz em lojas de camisetas e estamparias?
O controle de estoque é um assunto muitas vezes deixado de lado em lojas de camisetas e estamparias, não somente por ser uma parte mais difícil de manter sempre em dia, mas também porque muitas pessoas ainda não sabem o impacto dessa ação no negócio como um todo.
Separamos 5 dicas para ajudar sua estamparia ou loja de camisetas a fazer um controle eficaz de estoque, confira abaixo.
Saiba como fazer o controle de estoque em sua estamparia
Veja abaixo nossas dicas de como realizar o controle de estoque de maneira eficiente.
Separe as camisetas por categorias
Uma das primeiras ações que precisa ser tomada é a separação de todas as camisetas do estoque em categorias, pois quando as novas peças chegarem, já haverá um espaço reservado para essa organização, necessário apenas dispor cada camiseta no local certo.
Camisetas de banda, temáticas de time, frases, fotos de animais… São muitas as categorias que podem compor a sua estamparia, logo, baseie-se nas que já estão presentes no estoque e deixe tudo organizado, assim será mais simples fazer ações para venda, bem como achar no dia a dia a peça que está sendo procurada.
Crie procedimentos para o fluxo do estoque (entrada, saída, devolução, descarte)
O estoque precisa de organização que transcende o analógico, muitas vezes, sendo preciso auxílio de planilhas ou softwares que façam esse controle mais efetivo e confiável, o que vamos falar ao longo das dicas.
Os procedimentos de fluxo de estoque precisam estar sempre atualizados para entender como está o comportamento de consumo e da loja como um todo, pois ao analisar esse relatório onde constam as entradas de material, saída, devoluções (o que pode acontecer e caso o produto esteja em bom estado e seja inserido novamente no estoque, isso deve ser atualizado, para que não constem dados errados (peças sobrando).
Faça inventários rotineiros do estoque
O inventário consiste, de forma resumida, em listar os bens e materiais (no caso da estamparia ou loja de camisetas, as camisetas) que estão disponíveis em estoque, interna ou externamente. É uma rotina fácil e confiável para identificar, controlar, classificar e contar todas as camisetas da empresa.
É de extrema importância manter os inventários atualizados para saber quais encomendas fazer (materiais, tecidas, tintas para impressão e demais insumos), bem como para assegurar que as vendas estão sendo feitas corretamente, sem deixar o cliente na mão, como vender e não ter o produto a pronta entrega, por exemplo.
Tenha um software de controle de estoque
Como falamos em um dos itens de dicas, o fluxo de estoque é algo difícil de manter atualizado e correto de forma 100% manual, bem como realizar os inventários e demais procedimentos que ajudem no controle, assim, o uso de um software de controle de estoque se faz de extrema importância para manter todos os dados do estoque da estamparia em dia, bem como facilitar sua atualização.
Verifique pessoalmente (ou no software de controle) o estoque e veja dados para guiar suas próximas compras com o fornecedor
O estoque pode te dizer quais foram as compras em excesso no último mês, quais as que deveriam ter sido maiores, qual tecido vem apresentando uma maior saída, e muitos outros dados. Ao fazer uma análise mais criteriosa, poderá usar esses dados para nortear suas próximas encomendas com o fornecedor, a fim de otimizar as vendas e o estoque, não deixando materiais parados.
Esperamos que você tenha entendido as principais questões sobre controle de estoque, como fazer e as perguntas mais frequentes sobre o assunto, caso tenha ficado com alguma dúvida, fale conosco nos comentários, que nós vamos te ajudar!
Para saber mais novidades sobre o mundo da estamparia, técnicas e avanços na área, acompanhe nosso blog!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!