Como utilizar a policromia em estampas?
Hoje em dia existem diversas técnicas que garantem cada vez mais a qualidade das impressões, revelações, estampas e demais materiais gráficos, o que faz do mercado uma área em expansão constante, e uma dessas técnicas é a policromia, utilizada há muitos anos, mas que muitos ainda não sabem sua real importância. Entenda o que é, como utilizar a policromia em estampas e muito mais conosco, confira:
O que é a policromia?
Essa técnica, é uma arte ou reprodução feita com várias cores em um mesmo trabalho, através da combinação das três cores primárias amarelo, ciano, magenta mais o preto, que realça os contrastes das outras três cores.
Na serigrafia e na estamparia, o processo de policromia é a impressão em que quatro cores básicas são combinadas: o ciano, magenta, amarelo e preto, a conhecida sigla CMYK, e que a partir dela, conseguimos reproduzir quaisquer outras cores.
Com essa técnica, conseguimos fazer estampas mais detalhadas, de melhor resolução, com linhas mais finas, texturas melhores e até mesmo fotografias. É um toque de qualidade todo especial que dá diferença no acabamento!
Como é feito o processo?
Para que essa técnica seja feita, é necessário usar um fotolito impresso que, posteriormente, fica em uma matriz reticulada. Assim, para fazer a policromia, é feita a separação em quatro cores, a CMYK.
Quando usar a policromia?
O ideal é usar a policromia para estampas em fotografias, ilustrações com detalhes, camisetas com fundo claro, etc. Esta técnica garante a qualidade e o acabamento da estampa em malhas mais claras e brancas.
Em quais malhas ou tecidos é possível utilizá-la?
Vale ressaltar que o processo só pode ser feito em malhas e tecidos bem claros ou mesmo brancos, com fundos pretos ou mais escuros, somente outras técnicas ou a policromia adicionada a outras formas poderão ser usadas, para obter bons resultados.
Enfim, a policromia traz o que há de mais tradicional e, ao mesmo tempo, inovador na serigrafia e estamparia, visto que seu uso é amplamente prático e com ele, é possível chegar a todos os tons de cores!
Esperamos que você tenha entendido as principais questões sobre a policromia e as perguntas mais frequentes sobre o assunto. No entanto, caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.
No mais, para saber mais novidades sobre o mundo da estamparia, técnicas e avanços na área, acompanhe nosso blog!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!