Poliviscose: conheça as características da malha e as formas de estampar
A poliviscose é um tecido muito comum em nossos guarda-roupas, e talvez você nem soubesse disso. Também conhecida como malha fria, a Poliviscose é um tecido que proporciona o efeito inverso do que o seu nome sugere. De fria ela não tem nada!
No momento de selecionar os melhores tecidos para suas roupas e uniformes, algumas informações serão bastante necessárias. Com isso, a poliviscose também garante seus benefícios e utilidades, então por que não conhecer?
Para isso, separamos um conteúdo completo com as principais informações sobre a malha PV.
Confira!!
O que é poliviscose
Primeiramente vamos entender o que é poliviscose!
Malha PV, Poliviscose e Malha Fria, representam o mesmo tecido, altamente conhecido por sua resistência que pode ultrapassar tranquilamente o algodão. Sua durabilidade é maior devido a sua composição reforçada de fios.
A composição da malha PV é definida com 2/3 de poliéster e 1/3 de viscose, ambos criados por fios sintéticos.
Devido a sua estrutura, a malha se torna mais fácil de passar e justamente por esse motivo, a mesma é utilizada na confecção de uniformes ou roupas que exigem mais praticidade.
Seu toque frio também possibilita uma secagem mais rápida, quando comparado a outros tecidos, contando que os seus fios absorvem menos líquido, uma vez que eles são sintéticos.
Qual é a diferença da malha PV para o algodão?
Diferente do algodão, a poliviscose é inteiramente artificial, considerando que toda a sua estrutura é sintética, diferentemente do algodão, que passa por diversos processos de fabricação.
O simples fato de a malha ser artificial, já justifica o fato do tecido ser bastante procurado quando se busca conforto e praticidade.
Como lavar poliviscose?
Ainda que tenhamos todos esses pontos positivos, é preciso se atentar aos cuidados necessários para que a malha seja preservada!
Começamos pelo fato de que a malha absorve menor quantidade de água, impurezas e tintas. Portanto, o seu tempo de secagem é consequentemente maior se a mesma for estampada ou pintada, por exemplo.
Temperaturas de 40 graus são altamente benéficas para a malha fria, uma vez que essa condição irá proporcionar maior durabilidade do tecido.
Para reforçar seus cuidados, você pode conferir algumas outras dicas:
– Não torce ou amasse a malha fina quando ela estiver molhada;
– Evite deixá-la de molho por longos períodos de tempo;
– Evite secadoras de roupa, opte pelo varal;
– Não utilize alvejantes com cloro em suas composições;
– Ao passar a peça, utilize uma temperatura de até 110°C;
– Não misture roupas coloridas ao lavar a malha PV.
Vantagens da malha fria
Por último, é muito interessante que você entenda mais algumas vantagens da malha fria, possibilitando um grande conhecimento no momento de escolher o tecido para a confecção de determinada peça de roupa.
Confira:
– A malha é altamente indicada para o frio;
– Suas cores perduram por grandes períodos de tempo;
– É o tecido com menor índice para encher de bolinhas;
– Torna processos de lavagem e secagem simplificados, considerando sua estrutura sintética, que absorve menor quantia de água e sujeira;
– Malha leve e macia;
– Não amassa com facilidade.
Conclusão
E você, está esperando o que para confeccionar suas peças de roupa com a Poliviscose?
Se você achou esse post interessante, não perca tempo e acompanhe novos conteúdos com apenas um clique!
Até logo!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!