“Estoque é prejuízo”. Quantas vezes já ouvimos esse conceito? Muitas vezes, infelizmente, se forma um estoque de camisetas que fica parado, causando incômodo a estamparia e impedindo que novas compras sejam feitas, pois o capital fica parado. Entretanto, muitas pessoas ainda ficam em dúvida de como fazer para eliminar o estoque parado de camisetas, quais ações tomar. Para ajudar nessa missão, separamos algumas dicas efetivas para fazer o estoque parado de camisetas ser vendido, confira.
Saiba como eliminar o estoque parado na sua estamparia
Dicas de como eliminar o estoque parado de camisetas. | Imagem: Pixabay
Separamos abaixo as nossas dicas para você saber como eliminar o estoque parado e, assim, o seu prejuízo. Continue a leitura e descubra.
Conheça bem o seu público-alvo
“Eu vendo para todos os públicos”. Essa resposta não vale, ok? Como dizem os grandes nomes do marketing e das vendas, “quem vende para todo mundo não vende para ninguém”, e é uma verdade gritante. Conhecer o público que compra de você e o público que tem como objetivo atender é imprescindível para que as vendas decolam ou consiga despachar um estoque parado.
Por exemplo: uma campanha para as mães deve ser direcionada a elas, entretanto, não todas as campanhas do seu negócio, não é mesmo? O que sobre, fora as campanhas de data e promoções, é o seu público-alvo. Pessoas que gostam de roupas personalizadas, blusas de banda, etc. Por isso, é essencial definir este ponto para apostar nos produtos certos e, no futuro, não comprar itens que possam vir a ficar parados.
Conheça o seu estoque
Para vender, é necessário saber o que irá vender. Parece lógico, mas muitas vezes, na hora da preocupação, não temos mensurado o que está parado. A primeira ação que deve ser tomada é fazer esse levantamento: uma análise do que foi comprado, o que foi vendido e o que está parado (separando este último por cores, cortes da camiseta, estampas, tamanhos, preços, quantidades) e demais classificações que possam ter, assim, terá mais facilidade de montar os demais passados para limpar o estoque parado.
Esse levantamento também serve para ajudar com as próximas compras, para que sejam mais assertivas, não fiquem com itens parados, causando prejuízo a estamparia.
Faça combos e combinações com o estoque parado
Que tal fazer uma combinação da camiseta com outro item que tenha na estamparia (uma bolsa, uma garrafa squeeze, etc) com a mesma estampa ou temática, e fazer uma divulgação massiva nas redes sociais e para os clientes mais assíduos?
Combos também são uma boa ideia, pois mais de uma camiseta será vendida, e ajudará o estoque a ser diminuído mais rápido. A criatividade é tudo nesse momento!
Promova os produtos parados
Depois de seguir os passos acima, obviamente, você não pode se esquecer de divulgar os produtos do levantamento de estoque parado, ou os combos e combinações que fez. Sem um bom marketing, divulgação, será mais difícil atrair clientes.
Nesse momento, as transmissões ao vivo no Facebook e no Instagram, e o tráfego pago, também podem ser uma ótima maneira de promover as vendas de mais rápida e efetiva, chegando a mais pessoas e atraindo até mesmo novos clientes para a estamparia.
Faça mais de um tipo de campanha
Alguns exemplos de campanhas que podem ser usadas, além dos combos e combinações:
- Frete grátis;
- Compre um e ganhe outro;
- Compre um e ganhe um brinde;
- Produto/promoção do dia;
- Cupom de desconto para novos clientes;
- Cupom de desconto para clientes que não retornam há um tempo;
- Bônus;
- Brindes;
- Fidelidade;
- Descontos progressivos;
- Último dia de oferta;
- Mês temático de X;
- Último do tipo à venda.
Para que a estamparia esteja sempre com estoque em movimento, é necessário fazer compras assertivas que realmente estejam de acordo com o seu público-alvo, pois sabemos que as mercadorias e camisetas que ficam paradas causam prejuízos.
Com as dicas passadas, poderá sempre fazer movimentos para aumentar as vendas do seu negócio e fazer compras cada vez melhores de acordo com as necessidades do seu negócio!
Esperamos que você tenha entendido as principais questões sobre as camisetas de malha fria, quais suas características, e as perguntas mais frequentes sobre o assunto, caso tenha ficado com alguma dúvida, fale conosco nos comentários, que nós vamos te ajudar!
Para saber mais novidades sobre o mundo da estamparia, técnicas e avanços na área, acompanhe nosso blog!
Sem etiqueta ou com etiqueta: qual opção escolher para sua loja ou marca?
O mundo têxtil possui diversas opções facultativas quando o assunto é escolher o que vai em cada peça, entretanto, algo de extrema importância que deve sempre ser considerado na confecção é a presença ou não de etiqueta.
O mais indicado é que sim, tenha a presença de etiqueta nas peças, mas para que isso ocorra, é necessário seguir algumas regras para que a etiquetagem seja feita da forma correta e de acordo com as normas.
Entretanto, nem sempre é fácil encontrar informações sobre quais tipos de etiquetas escolher, qual opção é a melhor ou até mesmo o que deve conter em uma etiqueta. Pensando nisso, separamos em uma guia rápido as principais informações sobre o tema, confira:
Quais são os itens obrigatórios a serem etiquetados?
Apesar de nem todas as peças têxteis disponíveis no mercado precisarem obrigatoriamente de etiquetas, alguns produtos precisam, de acordo com as normas, dentre eles:
Quais são as informações obrigatórias na etiqueta?
Veja aqui quais informações devem conter na etiqueta. | Imagem: Clube da Viola
Existem alguns itens que devem constar, obrigatoriamente, em toda etiqueta, sendo eles:
Qual opção escolher para a minha loja ou marca?
Hoje em dia existem diversas opções de etiquetas que podem ser escolhidas para fazerem parte da sua marca, cada uma com suas características e preferências. Conheça alguns tipos de etiquetas e seus conceitos:
Saber qual tipo de etiqueta usar ou até mesmo quais as informações que devem constar na mesma é de extrema importância para que os seus produtos estejam de acordo com as normas e obrigações da ABNT e demais órgãos reguladores, evitando recolhimento de mercadorias, multas e demais burocracias.
Esperamos que você tenha entendido as principais questões sobre o uso de etiquetas, para que serve, quando usar e as perguntas mais frequentes sobre o assunto, caso tenha ficado com alguma dúvida, fale conosco nos comentários, que nós vamos te ajudar!
Para saber mais novidades sobre o mundo da estamparia, técnicas e avanços na área, acompanhe nosso blog!
Como fazer um controle de estoque eficaz em lojas de camisetas e estamparias?
O controle de estoque é um assunto muitas vezes deixado de lado em lojas de camisetas e estamparias, não somente por ser uma parte mais difícil de manter sempre em dia, mas também porque muitas pessoas ainda não sabem o impacto dessa ação no negócio como um todo.
Separamos 5 dicas para ajudar sua estamparia ou loja de camisetas a fazer um controle eficaz de estoque, confira abaixo.
Saiba como fazer o controle de estoque em sua estamparia
Confira abaixo quais são as nossas dicas para fazer o controle de estoque eficaz para sua estamparia. | Imagem: Freepik
Veja abaixo nossas dicas de como realizar o controle de estoque de maneira eficiente.
Separe as camisetas por categorias
Uma das primeiras ações que precisa ser tomada é a separação de todas as camisetas do estoque em categorias, pois quando as novas peças chegarem, já haverá um espaço reservado para essa organização, necessário apenas dispor cada camiseta no local certo.
Camisetas de banda, temáticas de time, frases, fotos de animais… São muitas as categorias que podem compor a sua estamparia, logo, baseie-se nas que já estão presentes no estoque e deixe tudo organizado, assim será mais simples fazer ações para venda, bem como achar no dia a dia a peça que está sendo procurada.
Crie procedimentos para o fluxo do estoque (entrada, saída, devolução, descarte)
O estoque precisa de organização que transcende o analógico, muitas vezes, sendo preciso auxílio de planilhas ou softwares que façam esse controle mais efetivo e confiável, o que vamos falar ao longo das dicas.
Os procedimentos de fluxo de estoque precisam estar sempre atualizados para entender como está o comportamento de consumo e da loja como um todo, pois ao analisar esse relatório onde constam as entradas de material, saída, devoluções (o que pode acontecer e caso o produto esteja em bom estado e seja inserido novamente no estoque, isso deve ser atualizado, para que não constem dados errados (peças sobrando).
Faça inventários rotineiros do estoque
O inventário consiste, de forma resumida, em listar os bens e materiais (no caso da estamparia ou loja de camisetas, as camisetas) que estão disponíveis em estoque, interna ou externamente. É uma rotina fácil e confiável para identificar, controlar, classificar e contar todas as camisetas da empresa.
É de extrema importância manter os inventários atualizados para saber quais encomendas fazer (materiais, tecidas, tintas para impressão e demais insumos), bem como para assegurar que as vendas estão sendo feitas corretamente, sem deixar o cliente na mão, como vender e não ter o produto a pronta entrega, por exemplo.
Tenha um software de controle de estoque
Como falamos em um dos itens de dicas, o fluxo de estoque é algo difícil de manter atualizado e correto de forma 100% manual, bem como realizar os inventários e demais procedimentos que ajudem no controle, assim, o uso de um software de controle de estoque se faz de extrema importância para manter todos os dados do estoque da estamparia em dia, bem como facilitar sua atualização.
Verifique pessoalmente (ou no software de controle) o estoque e veja dados para guiar suas próximas compras com o fornecedor
O estoque pode te dizer quais foram as compras em excesso no último mês, quais as que deveriam ter sido maiores, qual tecido vem apresentando uma maior saída, e muitos outros dados. Ao fazer uma análise mais criteriosa, poderá usar esses dados para nortear suas próximas encomendas com o fornecedor, a fim de otimizar as vendas e o estoque, não deixando materiais parados.
Esperamos que você tenha entendido as principais questões sobre controle de estoque, como fazer e as perguntas mais frequentes sobre o assunto, caso tenha ficado com alguma dúvida, fale conosco nos comentários, que nós vamos te ajudar!
Para saber mais novidades sobre o mundo da estamparia, técnicas e avanços na área, acompanhe nosso blog!
O que fazer para eliminar o estoque parado de camisetas?
“Estoque é prejuízo”. Quantas vezes já ouvimos esse conceito? Muitas vezes, infelizmente, se forma um estoque de camisetas que fica parado, causando incômodo a estamparia e impedindo que novas compras sejam feitas, pois o capital fica parado. Entretanto, muitas pessoas ainda ficam em dúvida de como fazer para eliminar o estoque parado de camisetas, quais ações tomar. Para ajudar nessa missão, separamos algumas dicas efetivas para fazer o estoque parado de camisetas ser vendido, confira.
Saiba como eliminar o estoque parado na sua estamparia
Dicas de como eliminar o estoque parado de camisetas. | Imagem: Pixabay
Separamos abaixo as nossas dicas para você saber como eliminar o estoque parado e, assim, o seu prejuízo. Continue a leitura e descubra.
Conheça bem o seu público-alvo
“Eu vendo para todos os públicos”. Essa resposta não vale, ok? Como dizem os grandes nomes do marketing e das vendas, “quem vende para todo mundo não vende para ninguém”, e é uma verdade gritante. Conhecer o público que compra de você e o público que tem como objetivo atender é imprescindível para que as vendas decolam ou consiga despachar um estoque parado.
Por exemplo: uma campanha para as mães deve ser direcionada a elas, entretanto, não todas as campanhas do seu negócio, não é mesmo? O que sobre, fora as campanhas de data e promoções, é o seu público-alvo. Pessoas que gostam de roupas personalizadas, blusas de banda, etc. Por isso, é essencial definir este ponto para apostar nos produtos certos e, no futuro, não comprar itens que possam vir a ficar parados.
Conheça o seu estoque
Para vender, é necessário saber o que irá vender. Parece lógico, mas muitas vezes, na hora da preocupação, não temos mensurado o que está parado. A primeira ação que deve ser tomada é fazer esse levantamento: uma análise do que foi comprado, o que foi vendido e o que está parado (separando este último por cores, cortes da camiseta, estampas, tamanhos, preços, quantidades) e demais classificações que possam ter, assim, terá mais facilidade de montar os demais passados para limpar o estoque parado.
Esse levantamento também serve para ajudar com as próximas compras, para que sejam mais assertivas, não fiquem com itens parados, causando prejuízo a estamparia.
Faça combos e combinações com o estoque parado
Que tal fazer uma combinação da camiseta com outro item que tenha na estamparia (uma bolsa, uma garrafa squeeze, etc) com a mesma estampa ou temática, e fazer uma divulgação massiva nas redes sociais e para os clientes mais assíduos?
Combos também são uma boa ideia, pois mais de uma camiseta será vendida, e ajudará o estoque a ser diminuído mais rápido. A criatividade é tudo nesse momento!
Promova os produtos parados
Depois de seguir os passos acima, obviamente, você não pode se esquecer de divulgar os produtos do levantamento de estoque parado, ou os combos e combinações que fez. Sem um bom marketing, divulgação, será mais difícil atrair clientes.
Nesse momento, as transmissões ao vivo no Facebook e no Instagram, e o tráfego pago, também podem ser uma ótima maneira de promover as vendas de mais rápida e efetiva, chegando a mais pessoas e atraindo até mesmo novos clientes para a estamparia.
Faça mais de um tipo de campanha
Alguns exemplos de campanhas que podem ser usadas, além dos combos e combinações:
Para que a estamparia esteja sempre com estoque em movimento, é necessário fazer compras assertivas que realmente estejam de acordo com o seu público-alvo, pois sabemos que as mercadorias e camisetas que ficam paradas causam prejuízos.
Com as dicas passadas, poderá sempre fazer movimentos para aumentar as vendas do seu negócio e fazer compras cada vez melhores de acordo com as necessidades do seu negócio!
Esperamos que você tenha entendido as principais questões sobre as camisetas de malha fria, quais suas características, e as perguntas mais frequentes sobre o assunto, caso tenha ficado com alguma dúvida, fale conosco nos comentários, que nós vamos te ajudar!
Para saber mais novidades sobre o mundo da estamparia, técnicas e avanços na área, acompanhe nosso blog!
Camiseta malha fria: dá para estampar esse tipo de camiseta?
Vamos falar de camiseta malha fria?
Parece estranho, mas o nome malha fria não se dá pela malha ser mais fresca e fria no calor, e sim mais confortável e fria no tempo mais frio.
Muitas pessoas se confundem com as características da malha PV, achando que é um tecido próprio para dias mais quentes, entretanto, a malha fria recebe este nome devido a sua composição, que é de um material que absorve menos calor, ao contrário do algodão. Logo, as malhas que contém fibras sintéticas em sua composição são chamadas de malhas frias.
Há quem pense que somente a malha PV é malha fria, mas a helanca, o poliéster e a poliamida também podem ser consideradas, entretanto, a mais conhecida malha fria é a malha PV. Sobre esse tecido, ainda existem muitas dúvidas: características, se pode ser estampado, etc.
Para te ajudar com essas e outras dúvidas frequentes, preparamos um guia completo com as principais informaçõe sobre a malha fria, confira:
O que é a malha fria?
Malha fria, ou PV, como também é conhecida, é um tecido composto de 33% de poliéster + 67% de viscose, podendo variar de fabricante para fabricante, mas geralmente o fio 30.1 é o mais usado.
Essa malha tem uma durabilidade alta, não desbota, não encolhe e seca com facilidade, sendo considerada a melhor e a mais escolhida para confecção de uniformes escolares, empresariais, etc. Entretanto, como retém pouco suor, sua indicação de uso é para dias ou lugares mais frios.
Quais são as características e benefícios da camiseta malha fria?
A malha fria tem diversos benefícios e características, mas o que mais se destacam são:
Com essas vantagens, o tecido de malha fria é escolhido com muita frequência para uniformes escolares e empresariais, sendo um dos de melhor adesão também para pessoas que têm peles sensíveis.
Dá para estampar esse tipo de camiseta?
Sim, camisetas de malha fria podem ser estampadas! O processo mais usado para estampar camisetas de malha fria é a sublimação, tanto pelo seu baixo custo quanto pela qualidade das estampas. É um tecido receptivo às tintas e tem uma ótima durabilidade e sensação na pele. Entretanto, outros processos de estamparia podem ser usados nos tecidos de malha fria ou PV, o melhor é cada caso seja analisado, para ver o mais indicado e entregar o melhor resultado ao cliente.
Esperamos que você tenha entendido as principais questões sobre as camisetas de malha fria, quais suas características, e as perguntas mais frequentes sobre o assunto, caso tenha ficado com alguma dúvida, fale conosco nos comentários, que nós vamos te ajudar!
Para saber mais novidades sobre o mundo da estamparia, técnicas e avanços na área, acompanhe nosso blog!
O tráfego pago dá resultado para lojas de estamparia?
Ao iniciar uma estamparia, precisamos reunir o máximo de informações possíveis sobre ferramentas e ações que podem ajudar no crescimento e na expansão do negócio. Uma dessas ferramentas que, se usada da forma correta, pode ajudar de forma expressiva no desenvolvimento da empresa, é o tráfego pago.
Entretanto, com tanta informação disponível, nem sempre é fácil filtrar o que de fato se aplica no nosso negócio e no que ajuda a responder uma das dúvidas mais frequentes, se o tráfego pago dá resultado para lojas de estamparia. Para te ajudar, preparamos um guia informativo sobre o assunto com as principais dúvidas para sair dessa leitura aplicando os conceitos, confira:
O que é tráfego pago? Quais são suas vantagens?
Para entender o conceito e como o tráfego orgânico funciona, é necessário entender o que é tráfego orgânico, que nada mais é do que os visitantes que vão até a sua página e resultados obtidos sem nenhum custo direto. Já o tráfego pago é diferente, a empresa investe financeiramente nas fontes de tráfego para obter como retorno visitantes no site, seguidores, curtidas, comentários, encomendas, etc.
Dentre as inúmeras vantagens que podemos citar do tráfego pago, a que mais se destaca é o seu retorno rápido (claro, se feito da forma correta, com estudo e embasamento antes). Somente vendas recorrentes do tráfego orgânico são mais difíceis e manter esse funil é uma tarefa bem mais braçal e cansativa, tendo resultados mais a longo prazo (como no caso de um SEO bem estruturado, por exemplo).
O tráfego pago funciona por dois métodos distintos: o CPM e o CPC.
CPC (cost per click – custo por clique): Esse é o processo perfeito para aqueles que querem levar tráfego qualificado e real para suas páginas, pois a cada clique que nela houver, você pagará em seus anúncios. Funciona muito bem também para aquelas pessoas que têm um orçamento pré-definido que não pode ser alterado.
CPM (cost per thousand – custo por mil impressões): Diferente do outro método de tráfego pago, o CPM não foca no número de cliques recebidos nos anúncios, e sim nas impressões, a quantidade de pessoas que viram esses anúncios, sendo cobrado a cada mil impressões, ou seja, será cobrado a cada vez que mil pessoas verem o seu anúncio, independente se eles cliquem para saber mais ou não, sendo ideal para quem busca maior visibilidade, como marcas recém chegadas no mercado. Lembrando sempre que não há um método melhor que o outro, e sim o mais adequado para a necessidade em vigência.
As fontes desse tráfego podem ser o Google AdWords, o Facebook Ads, o Instagram Ads, o YouTube Ads, etc.
Quando devo utilizar o tráfego pago na estamparia?
Dicas sobre tráfego pago para estamparias. | Imagem: Freepik
O tráfego pago não é a primeira estratégia que deve ser usada para o crescimento e expansão de uma empresa. Ele deve ser adotado, no plano de estratégia de marketing, após o tráfego orgânico estar minimamente estruturado: as páginas no ar com algum conteúdo já publicado, site com domínio comprado e registrado e as coisas mais ou menos engrenando.
Como a estratégia de tráfego pago irá fazer com o que o número de visitantes, curtidas, comentários e seguidores de suas páginas aumente, esse momento é o ideal para que seja implementado, ajudando com que a marca alcance mais pessoas
O tráfego pago dá resultados para lojas de estamparias?
A boa notícia é que sim, o tráfego pago dá resultados para as lojas de estamparia! Com uma boa base de conhecimento sobre o assunto, que pode ser construída por meio de cursos, testes ou até mesmo colocar a mão na massa com auxílio de pessoas mais experientes, é certo que sua loja terá os vários benefícios que o tráfego pago pode oferecer.
Esperamos que você tenha entendido as principais questões sobre o tráfego pago, seu conceito, diferença para o tráfego orgânico, quando usar e as perguntas mais frequentes sobre o assunto, caso tenha ficado com alguma dúvida, fale conosco nos comentários, que nós vamos te ajudar!
Para saber mais novidades sobre o mundo da estamparia, técnicas e avanços na área, acompanhe nosso blog!
Logo para estamparia: como definir uma logo atrativa
O logo é, sem sombra de dúvidas, um elemento que serve para fixar a marca da estamparia na mente dos clientes, e por isso, jamais deve ficar em segundo plano. Não existe uma fórmula pronta para definir uma logo criativa, entretanto, alguns passos devem ser seguidos para garantir o melhor resultado.
Qual é a importância da identidade visual para a estamparia?
Assim como não conseguimos decolar em um voo sem a carteira de identidade, uma estamparia não decola com seu crescimento sem ter uma identidade visual, pela qual será conhecida. Uma série de passos precisa ser seguida para que um logo de qualidade seja criado, mas o mais importante é deixar a criatividade e a originalidade fluírem nesse momento, seja você mesmo fazendo ou em conjunto com um designer.
Como definir uma logo atrativa para a estamparia?
Dicas logo para estamparia. | Imagem: Freepik
Tenha consciência plena do seu negócio
Antes de começar a planejar a logo da estamparia, algo que deve estar bem definido é a consciência do seu negócio, a essência que move a empresa: seu público-alvo, nicho, objetivos e até mesmo inspirações, etc. Logo, para que a logo expresse mais do que apenas um símbolo, e sim a essência, fazendo com que os clientes lembrem dos seus serviços, e ainda mais do que isso, dos resultados, é necessário ter em mente a essência e os objetivos da empresa.
Busque inspirações, mas seja original
As inspirações são necessárias para estimular a criatividade e até mesmo para conseguir tirar aquela ideia da mente direto para o papel, e assim, ser colocada em ação. Entretanto, a originalidade será o diferencial da sua marca, e cópias podem trazer muitas consequências difíceis, até mesmo jurídicas. Por isso, procure se inspirar mas não usar elementos que estejam inseridos em outras marcas e logos.
Faça um brainstorming e depois um briefing
Depois de colocar os dois passos acima em prática, um brainstorming é uma ótima maneira de descarregar todas as ideias, para depois filtrá-las e organizar da melhor forma.
O brainstorm consiste em literalmente uma chuva de ideias, em que você irá colocar em papel ou em um bloco de notas todas as ideias e inspirações que vem a sua cabeça, deixando a mente livre para depois apenas executar a tarefa. Após concluir esse processo, faça um briefing (mesmo que não haja profissionais ou terceiros envolvidos na confecção da logo), para usar como base na hora do esboço.
Esboço
Uma das partes mais importantes chegou! O esboço é o início, é o embrião que dará forma a logo, assim que for desenvolvido. Nesse momento, você pode fazer mais de um esboço, para depois desenvolver o que mais houver afinidade com a proposta da marca, ou até mesmo fazer uma logo híbrida de duas ideias esboçadas. Nessa hora não há regras, deixe a criatividade fluir!
Desenvolva
Após ter os esboços prontos, poderá escolher o que melhor se comunica com a proposta da marca e finalmente desenvolver o protótipo, a primeira versão. Sabemos que é muito difícil começar algo do zero e usar a primeira versão de cara, não se cobre tanto. Dê o melhor de si!
Peça opiniões e veja a logo aplicada em algum material
Com a primeira (ou as primeiras) versão desenvolvida, peça a opinião de profissionais de sua confiança e pessoas que estão acompanhando o processo de desenvolvimento da estamparia, pois quem vê de fora muitas vezes pode contribuir de forma significativa. Outra forma interessante de ter uma perspectiva diferente da logo é aplicando em algum material: desenvolvendo um flyer, um banner ou até mesmo um post para redes sociais que contenha a arte, para verificar como fica o resultado final.
Com isso, terá uma boa para saber se deverá fazer alterações ou não.
Faça alterações necessárias
Após a percepção e validação, não deixe lacunas de tempo, faça as correções necessárias com as ideias ainda frescas na mente, assim, você garante não perder nada importante.
Desenvolver uma logo atrativa pode parecer uma missão complicada muitas vezes, mas com alguns passos sendo seguidos da forma correta, com certeza tudo se descomplica e coopera para o crescimento da estamparia.
Esperamos que você goste das dicas de como desenvolver uma logo atrativa para que serve, caso tenha ficado com alguma dúvida, fale conosco nos comentários, que nós vamos te ajudar!
Para saber mais novidades sobre o mundo da estamparia, técnicas e avanços na área, acompanhe nosso blog!
Como abrir uma loja de estamparia do zero?
Muitas pessoas hoje em dia querem fazer uma renda extra ou até mesmo realizarem o sonho do empreendedorismo, sendo uma ótima ideia começar uma loja de estamparia. Entretanto, muitos ficam com medo e não sabem como abrir uma loja de estamparia do zero. Pensando nisso, preparamos este guia completo om todas as informações para você começar, confira:
O que é uma loja de estamparia?
De forma simplificada, a loja de estamparia é uma empresa que confecciona diversos tipos de produtos estampados, e vai desde a estampa até a impressão final e entrega do produto ao cliente. Quanto maior a sua gama de produtos personalizados, maior será a retenção de clientes.
É de escolha do proprietário usar um espaço físico para a criação da estamparia, mas pode também ser uma loja virtual, um e-commerce em que os produtos ficam a venda já prontos, e você precisará fazer o envio dos materiais aos clientes, sempre deixando o estoque do site atualizado para não deixar os clientes na mão.
Como abrir uma loja de estamparia do zero?
Confira nossas dicas para abrir sua loja de estamparia. | Imagem: Novo Negócio
Física ou digital, o passo a passo para abrir uma loja de estamparia do zero são iguais ou sempre muito semelhantes. É necessário sempre planejar tudo com calma e fazer todas as recomendações, para que todas as engrenagens do seu negócio estejam alinhadas. Alguns destes passos são:
Planejamento: o mais importante de tudo
Precisamos de planejamento para fazer qualquer coisa na vida. Uma empresa, para dar certo, não é diferente! Logo, o primeiro passo deve ser fazer um descarrego (pode ser em papel, no Word do computador ou no local de sua preferência) de todas as ideias, do que quer fazer, do que já sabe que deve ser executado… Tudo! O que passar pela sua cabeça que julgar importante, anote, e depois organize tudo de forma sistematizada, para partir direto para a ação, e tenha também em mãos um orçamento pré-definido para investimento na sua estamparia.
Público-alvo: para quem eu quero vender?
Tão importante como planejar o funcionamento da empresa, é saber quem será o seu público comprador. O que adianta fazer uma estamparia com diversas variedades de cores vibrantes e alegres, se as estampas forem de bandas de rock, por exemplo? O público-alvo dessas estampas não busca as cores que está oferecendo. Logo, esteja com este item alinhado. Algo que pode ajudar nessa delimitação é a variedade de produtos que irá trabalhar: se vender apenas roupas, será um público x, se vender roupas e acessórios personalizados de estamparia, público y, por exemplo.
Estrutura e espaço: físico ou digital?
Chegou a hora de definir sua estrutura. Se for um espaço físico, vai desde o aluguel a estruturação de todo o espaço para comportar a estamparia, bem como a comunicação visual do lado de fora para que os clientes encontrem a loja; se for uma loja virtual, vai desde a compra do domínio a integração com os meios de pagamento mais usados.
Equipamentos: o que é fundamental para começar?
Para iniciar, não compre todos os equipamentos do mundo da estamparia que estiverem à disposição. Aposte no básico e no essencial que não ultrapasse seu orçamento, para que assim que o lucro começar a surgir, possa reinvestir em mais equipamentos.
Burocracias: quais são as documentações obrigatórias?
Abertura de CNPJ, abertura de firma, cadastro na prefeitura para emissão de nota fiscal, alvará de funcionamento, máquina de cartão… Essas são apenas algumas das burocracias obrigatórias para todas as empresas. Há ainda a compra de domínio para o site e outras coisas, que vão sendo avaliadas com o tempo. Logo, esteja atento a todas essas questões!
Marketing: a alma do negócio
Depois que o negócio já começou a rodar, é necessário, além do trabalho, a divulgação para atração de novos clientes, pois quem não é visto, não é lembrado! Invista nas redes sociais e esteja sempre atualizando com os novos trabalhos da estamparia.
Agora que você já sabe tudo o que é preciso para abrir uma loja de estamparia do zero, persista, insista, faça o seu melhor e verá seu negócio crescer cada vez mais. Caso tenha ficado com alguma dúvida, fale conosco nos comentários, que nós vamos te ajudar!
Para saber mais novidades sobre o mundo da estamparia, técnicas e avanços na área, acompanhe nosso blog!
Malha fria para uniforme é uma boa opção?
Vamos falar de malha fria para uniforme?
Antes de mais nada, vale dizer que a escolha do tecido para a confecção de uniformes é uma decisão importante na estamparia, pois será um quesito de peso para escolha das peças, tanto por parte de escolas, como revendedores ou até mesmo os pais, que por muitas vezes, cuidam das peças escolares, ou de trabalhadores que usem uniformes.
De todos os tecidos à disposição no mercado, a malha fria é sem dúvidas a mais adequada para confecção de uniformes, mas para que boas peças sejam fabricadas, é necessário entender mais sobre tecido e ver porque é a melhor opção para fabricação de uniformes de qualidade, por isso, venha conosco e saiba sobre essa malha que permite mais conforto na hora de vestir e maior durabilidade às peças.
Quais são os benefícios da malha fria para uniformes?
Saiba os benefícios da malha fria para uniforme. | Imagem: Freepik
A malha fria para uniforme é uma boa opção?
Todos hoje em dia estão em busca de praticidade, logo, o tecido escolhido precisa promover esse benefício, além de uma boa duração e qualidade. Por isso, a malha fria é uma ótima opção a ser usada em uniformes, tanto pelas suas características citadas acima como pelo seu custo.
Esperamos que você tenha entendido as principais questões sobre a malha fria, como o tecido é a melhor escolha para uniformes, caso tenha ficado com alguma dúvida, fale conosco nos comentários, que nós vamos te ajudar!
Para saber mais novidades sobre o mundo da estamparia, técnicas e avanços na área, acompanhe nosso blog!
6 dicas valiosas para uma estamparia em tecido perfeita!
A arte da estamparia é, sem dúvidas, a melhor oportunidade de conseguir expressar a personalidade dos clientes, seja por meio das estampas, cores ou tecidos. Através da estamparia em tecido, é possível fazer coleções ou até mesmo roupas personalizadas sob demanda!
Entretanto, por diversos motivos, muitas vezes ficamos em dúvida de como oferecer o melhor produto e a melhor estampa, visando sempre a satisfação com o produto final. Pensando nisso, separamos 6 dicas valiosas para conseguir uma estamparia em tecido perfeita, confira:
Escolha o melhor tipo de estamparia
Hoje em dia temos muitas possibilidades de impressão que garantem a qualidade da estampa, sendo as mais procuradas devido a alta resolução e baixo custo a serigrafia (silk screen) e a sublimação. As duas garantem boa aderência ao tecido e durabilidade da estampa, sendo ótimas opções para entregar uma estamparia perfeita em tecido.
Escolha o tipo de estampa mais adequada
Escolhendo as estampas corretas para estamparia em tecido. | Imagem: Crioteka
Estampa localizada é feita por um determinado conjunto de processos que deixam a estampa em determinada parte da peça, como no centro da camiseta, ou somente no bolso de uma calça. Já a estampa rotativa é por como sequências, padrões, geralmente são estampas mais repetitivas, feitas em um cilindro de metal e tem um custo mais alto se comparada a estampa digital, que é a impressão do desenho direto no tecido.
Ao saber o conceito sobre os principais tipos de estampas, é possível escolher a que mais se adequa às necessidades, obtendo melhores resultados.
Utilize bem as cores e fontes
Para que a estampa fique perfeita ao ser aplicada sobre o tecido, é preciso cuidado ao escolher as cores a serem usadas, principalmente em tecidos mais escuros. Antes de fazer a impressão da estampa na superfície escolhida, escolha as mais vibrantes e de boa resolução para a construção da sua estampa, lembrando que elas influenciam muito no custo da peça, quanto maior o número de cores, maior o custo.
Quanto às fontes, para prevenir qualquer tipo de problema posterior, escolha sempre as fontes com licença de uso, seja comercial ou não, e também garanta que seja uma fonte de fácil leitura.
Veja de outro ângulo a estampa: faça testes!
Uma das melhores maneiras de garantir a entrega da estampa perfeita é fazer uma impressão teste ou fazer um mockup, verificando digitalmente como ficaria a estampa aplicada sob uma camiseta, por exemplo.
Escolha o melhor tecido
O melhor tecido, eleito de forma unânime pelo mercado da estamparia, são os que contém algodão na composição, sendo o melhor de todos a malha penteada de algodão, 30 fios. É o tecido de melhor aderência das estampas e melhor durabilidade.
A entrega de um produto de qualidade e de estampas em alta resolução, que estejam alinhadas às expectativas dos clientes garante não só a satisfação, mas também ajuda na fidelização de quem já comprou de você!
Esperamos que as dicas sobre como fazer uma estamparia em tecido perfeita ajudem suas produções, caso tenha ficado com alguma dúvida, fale conosco nos comentários, que nós vamos te ajudar!
Para saber mais novidades sobre o mundo da estamparia, técnicas e avanços na área, acompanhe nosso blog!
Estamparia têxtil: o que é e como a estampa é feita?
Cada vez mais a estamparia vem ganhando espaço no mercado, principalmente pela possibilidade que entrega aos clientes de ter as roupas com a sua cara, que expressem a sua personalidade. Entretanto, com a chegada de tantos tipos de estampa, maquinários e expansão das opções, cada vez mais o mercado tem ficado exigente, sendo de grande importância buscar saber mais sobre a estamparia têxtil, o que é e como a estampa é feita.
O que é a estamparia têxtil?
A estamparia têxtil nada mais é que a confecção de estampas para o mercado de roupas e tecidos, podendo ser digital ou artesanal, manual. Hoje em dia a estamparia mais comum é a estamparia digital têxtil, mas algumas técnicas da manual ainda podem ser usadas em peças com toque mais hippie ou caseiras, por exemplo.
Como a estampa é feita na estamparia têxtil?
Informações sobre a estamparia têxtil. | Imagem: Febratex Group
As estampas podem ser tanto as que já estão prontas, em domínio público na internet, como as desenvolvidas por um designer de estampas, sob encomenda ou para uma coleção têxtil já estabelecida. Usando os padrões pedidos em cada tipo de impressão, o formato aceito pelas impressoras e sendo aprovada pelo cliente, a estampa já pode passar para o processo de impressão, sendo aplicada diretamente sob o tecido escolhido.
Quais são os tipos de estamparia têxtil? Quais processos podem ser usados?
Existem muitas formas de impressão e processos de criação disponíveis no mercado da estamparia têxtil atualmente, mas há aqueles que sempre se destacam por seus benefícios e vantagens. Os mais procurados e usados são:
A estamparia têxtil é um mercado amplo que dá a possibilidade de explorar diversos tipos de estampas e estamparias, servindo ao gosto dos mais variados tipos de públicos. Para garantir a qualidade do produto e da estampa, basta se atentar a escolha do tecido e método de impressão mais adequados.
Esperamos que você tenha entendido as principais questões sobre a estamparia têxtil, os principais conceitos, como são feitas as estampas e as perguntas mais frequentes sobre o assunto, caso tenha ficado com alguma dúvida, fale conosco nos comentários, que nós vamos te ajudar!
Para saber mais novidades sobre o mundo da estamparia, técnicas e avanços na área, acompanhe nosso blog!