Manual do empreendedorismo: tudo que você precisa saber
De modo geral, o empreendedorismo está em nossas vidas desde sempre. Isso porque, ser empreendedor é ter iniciativa para ver uma dor e, a partir disso, pensar em soluções criativas que gerem valor.
Nesse sentido, podemos perceber que o Brasil tem grande potencial na área. Afinal, o que não faltam são boas ideias para resolver nossos problemas do dia-a-dia. Mas, apesar desse desejo por empreender fazer parte da gente, nem sempre só ousadia e talento bastam para ter sucesso.
Por isso, veja agora o manual que fizemos com tudo que você precisa saber antes de se jogar de vez no empreendedorismo!
O que é empreendedorismo?
Empreendedoras discutindo a ideia de negócio. Foto: Pexels / Picha Stock
De acordo com o SEBRAE, empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar um problema e ver nisso uma chance de gerar valor. Para que isso seja possível, a proposta do empreendedor deve solucionar a dor que ele percebeu.
Nesse sentido, ele investe recursos físicos e financeiros na criação de algo que trará um retorno positivo para todos. O objetivo é o de gerar uma mudança real, que tenha impacto.
Ademais, o empreendedorismo está associado à:
- idealizar, coordenar e realizar
- colocar em prática novos negócios
- identificar problemas e ver oportunidades
- resolver desafios
Ser empreendedor, o que é?
O empreendedor tem iniciativa e coragem. Foto: Pexels / Mentatdgt
Em suma, o empreendedor é aquele que consegue sair da zona de conforto e partir para a ação.
Para que isso seja possível, a pessoa precisa de foco e determinação.
Além disso todo empreendedor precisa ter algumas características como:
- Querer encontrar soluções para dores
- Saber ver oportunidades
- Ter iniciativa
- Ser persistente
- Saber correr riscos calculados
- Ter comprometimento
- Saber onde buscar informações
- Conseguir estabelecer e cumprir metas
- Ter condições de liderar equipes
- Ser persuasivo, independente e autoconfiante.
Empreendedorismo na prática
Na prática, podemos entender que é preciso ter um perfil empreendedor. Mas, isso não se resume só a ter talento para vender e criar novos negócios. Até porque existem muitas maneiras de inovar com algum negócio.
Você pode optar por prestar algum serviço ou consultoria, criar e vender um produto ou mesmo partir para o empreendedorismo social e colaborativo.
Como se tornar dono do próprio negócio
Abra as portas de seu negócio. Foto: Pexels / Artem Beliaikin
Diante disso, antes de se tornar dono de seu próprio negócio, vale se fazer algumas perguntas. Essas questões vão te ajudar a entender, por exemplo, se seu negócio é viável.
Pegue papel e caneta e responda com calma cada uma de nossas perguntas:
- Qual é o seu perfil? Aqui, você deve entender se gosta de trabalhar em equipe ou sozinho, se prefere executar ou coordenar, enfim, são várias possibilidades.
- O que te motiva a abrir o próprio negócio? Responda qual é seu maior propósito, o que espera alcançar.
- O que você está oferecendo é diferente? Lembre-se de que para empreender você precisa de um modelo novo, que traga algo diferente.
- Como você vai agregar valor? Ou seja, como vai transformar sua ideia em um produto ou serviço que lhe trará retorno financeiro.
- Quem e onde estão seus clientes? Isto é, defina seu público e como você vai ao encontro deles, ou como ele vai te encontrar.
- Como será sua dedicação? Você tem a intenção de se dedicar 100% do tempo ou apenas em tempo parcial?
- Qual é a estrutura que você vai precisar? Se você trabalha com algo digital, é provável que na mesa de casa com um notebook e internet já tenha toda a estrutura de que precisa. No entanto, para negócios como estamparia, loja de doces, entre outros, você precisa de mais espaço.
- Onde vai se instalar? Você precisa decidir se consegue atuar de casa, se vai alugar um espaço ou mesmo se tem investimento para construir um espaço próprio.
- Qual é a burocracia que precisa? Para trabalhar sozinho com um orçamento de até R$81 mil por ano você pode ser MEI. Porém esse modelo não funciona para negócios maiores.
10 dicas para começar a empreender do zero
O começo de qualquer negócio exige um bom plano de ações. Foto: Unsplash / Annie Spratt
Ao contrário do que pode parecer, empreender não é difícil. Mas, para ficar mais simples de entender, veja 10 dicas para você que está começando do zero.
Com essas dicas será mais fácil de tirar os sonhos do papel e começar a investir no seu futuro hoje mesmo:
1- Iniciativa e coragem
Estas são as características mais importantes dentro do empreendedorismo.
É preciso iniciativa para agir em algo que mude a percepção das pessoas, tudo isso de forma criativa e inovadora.
Além disso, é preciso coragem para assumir riscos calculados e investir em seus sonhos.
2- Atitude empreendedora
Isto é, ter capacidade de assumir os riscos e, a partir disso, executar projetos novos. Para tal, sua postura deve ser de ação diante de uma nova atividade econômica.
A atitude do empreendedor também passa muito por uma atitude de autoconfiança. Ou seja, você precisa acreditar naquilo que vende. Isso porque, se nem você acreditar, quem irá?
3- Pesquisa de mercado
Antes de começar um novo negócio, avalie o que já existe. Conheça o mercado e saiba identificar o que está faltando dentro do seu nicho de atuação.
Depois disso, estude a concorrência, veja onde você se diferencia, quais são os pontos fortes tanto do seu negócio quanto do outro.
Com essa prática, ao começar você já sabe o que vai encontrar e pode montar estratégias para ganhar destaque e espaço no mercado.
4- Plano de ações
Plano de ações de uma empreendedora. Foto: Unsplash / Christina Wocintechchat
Em síntese, significa criar metas e objetivos claros. Nesse sentido, você precisa investir em três documentos que são fundamentais para qualquer empresa:
- Plano de negócios: neste documento você define seus objetivos e como eles serão alcançados.
- Planejamento financeiro: ou seja, fazer a demonstração de receitas, custos e capacidade de investimento de seu negócio.
- Modelo de negócio: saber como vai transformar seus recursos em produtos e resultados que gerem receita, lucro e retorno do investimento. Você pode usar, por exemplo, um modelo Canvas para organizar seu modelo de negócio.
5- Compartilhar ideias
Em outras palavras significa que, antes de começar, você deve conversar com outras pessoas sobre a sua ideia. Nesse sentido, é importante perder o medo de que alguém vai te copiar ou algo do tipo.
Lembre-se de que você deve acreditar no seu negócio e na sua capacidade de negócio. E, mesmo que alguém resolva copiar, nunca será igual, afinal, seu modelo é único.
Além disso, falar com outras pessoas ajuda a conhecer mais sobre sua ideia. Ademais, essas pessoas podem perceber falhas e pontos para melhorar que você não conseguiria sozinho.
6- Conhecer o básico
Para iniciar um negócio, você precisa saber o básico sobre contabilidade. Isso é importante porque você não pode ficar dependente de outra pessoa para saber se o investimento está dando retorno. Além disso, se você for trabalhar sozinho, será preciso aprender a calcular o fluxo de caixa, margem de lucro, ROI e outros indicadores.
7- Estar de acordo com a lei
No momento em que for começar, você precisa estar de acordo com a lei. Por isso, se certifique de qual regime tributário sua empresa se encaixa e comece com tudo dentro da lei. Tenha um CNPJ e um alvará para funcionar, isso vai gerar um pouco de transtorno no início. Mas depois será muito mais fácil e tranquilo para manter as portas abertas.
8- Estudar bastante
Estude e leia bastante sobre o assunto. Foto: Pxfuel
Mesmo que você tenha domínio sobre o seu modelo de negócio, não esqueça de sempre buscar por mais conhecimento.
Para isso, vale buscar por cursos sobre empreendedorismo e administração online. Ademais, há muito material gratuito ou por preços bem em conta na internet.
Não fique para trás e se mantenha sempre em dia com seus estudos.
9- Perder o medo de agir
Às vezes, você tem uma boa ideia, já conversou com conhecidos e tem tudo pronto para colocar seu empreendimento em prática. No entanto, acaba deixando a ideia de lado por medo de começar.
Nesse sentido, nossa dica é que você perca esse medo. Não adianta ficar sentado esperando ‘a hora certa’. É bem possível que, enquanto você espera, alguém tenha a mesma ideia e coloque a mão na massa. Por isso, depois que tiver sua ideia e tudo que precisa para empreender, perca o medo de agir.
Pode ser que dê errado? Sim! Mas também pode ser que dê super certo, e eu prefiro pagar para ver.
10- Ser paciente
O empreendedorismo exige paciência. Foto: Pexels / Andrea Piacquadio
Ou seja, nem sempre vai funcionar de primeira. Talvez você tenha que mudar de ideia ao longo do tempo. Por isso, você precisa ser paciente.
Bom modelos de negócio não são garantia de sucesso imediato. Nesse sentido, nossa sugestão é investir mais tempo e paciência antes de desistir. Isso é fundamental para qualquer tipo de empreendimento.
Enfim, depois de entender melhor o que é o empreendedorismo, o que você precisa para começar e como fazer isso, está na hora de dar o start.
Para isso, não esqueça das dicas de já te mostramos e se mantenha firme em seu propósito.
Depois que colocar a mão na massa, volte aqui e nos conte como está sendo mudar de vida e ser seu próprio chefe!
Algodão fio 30: quais são as características desse tipo de malha?
Na hora de escolher a roupa, existem outros critérios que precisam ser avaliados além da estampa ou cor. E um dos mais importantes é a qualidade do tecido. Afinal, o tecido é essencial para garantir o bom caimento da peça e para que o produto atenda às suas expectativas. Um dos tecidos de maior qualidade e conforto é o algodão fio 30.
E é exatamente sobre este tipo de malha que iremos falar hoje. Assim você ficará por dentro das suas principais características e entenderá quais são benefícios desse tipo de malha. Confira a seguir.
Características da malha em algodão
Entre os tipos de tecido, podemos citar alguns que são muito utilizados para a fabricação de camisetas, como: poliéster, helanca, malha pp e algodão. Entre eles, o algodão é o que mais se destaca por se tratar de fibras naturais, ser mais elegante, reter mais o suor e garantir maior durabilidade e conforto à peça.
Entretanto, para que não haja desbotamento da peça com o tempo, o ideal é que o material seja de qualidade, por isso o mais indicado é o algodão fio 30, Veja abaixo quais são os tipos de algodão mais usados para camisas:
Algodão fio 24
A espessura do fio do algodão é o que vai indicar se a camiseta é ou não é de qualidade. As variações estão entre 24 e 30.1, conforme apresenta nesse texto. Ou seja: quanto maior for o número, maior será a sua qualidade.
O algodão fio 24 é fino e pouco durável. Normalmente é o utilizado para a confecção de camisetas comerciais em que é preciso produzir em grande escala com o custo mais baixo.
Algodão fio 30 cardada
Já o algodão fio 30 cardada, possui qualidade superior ao fio 24, além de ser mais confortável. Entretanto, ele não passa pelo mesmo tratamento do fio 30 penteado (o qual apresentaremos a seguir) e por isso é considerado com qualidade intermediária.
É muito procurado para camisetas de eventos, brindes empresariais, uniformes ou para quem procura um produto de qualidade, mas que seja mais em conta.
Algodão fio 30 penteado
Por fim, o algodão fio 30 penteado possui uma qualidade bastante superior quando comparado às outras malhas tendo em vista que ele passa por uma penteadeira que retira as impurezas e as fibras mais curtas (justificando assim o seu nome: algodão fio 30 penteado).
As fibras curtas, quando não retiradas (o que acontece nos outros tipos de algodão), acaba provocando maior formação de pilling (conhecido como aquelas bolinhas que aparecem no algodão com o passar do tempo) e neps (que são os defeitos na regularidade dos fios).
Ou seja, isso faz do algodão fio 30 penteado muito mais resistente, durável e de qualidade superior quando comparado aos outros tipos de malha.
No entanto, para definir qual tipo de algodão é o mais indicado para você, é necessário avaliar qual é a sua necessidade e valor que você deseja investir. Somente assim você chegará a uma conclusão.
Esperamos que você tenha compreendido as principais características sobre o algodão fio 30. Caso tenha ficado com alguma dúvida, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.
No mais, continue acompanhando o nosso blog para mais dicas de estamparia como essa. Até a próxima!
Inbound marketing: qual é a melhor estratégia para lojas online?
Segundo uma pesquisa divulgada pela E-commerce Trends 2017, as lojas virtuais que adotam uma estratégia sólida de inbound marketing conseguem conquistar até 13,2 vezes mais visitantes e 5,7 vezes mais clientes do que quem não tem este hábito. Ou seja, essa é uma medida essencial para quem deseja se destacar no mercado.
Mas afinal, quais são as melhores estratégias de inbound marketing para lojas online? Por onde devo começar? Criamos esse post para te ajudar a esclarecer essas questões. Confira a seguir!
O que é o Inbound Marketing?
Inbound Marketing refere-se às estratégias de marketing de criação e compartilhamento de conteúdo valioso que tem como objetivo comunicar-se com o potencial cliente da empresa de maneira direta, criando um relacionamento duradouro.
Através do Inboud Marketing, os clientes começarão a ser atraídos pela mensagem que está sendo passada e com a garantia de uma interação aberta e constante.
Benefícios do Inbound Marketing para as lojas online
Através do Inbound Marketing as empresas terão mais visibilidade e atrairão mais clientes. Porém, esses não são os únicos benefícios. Veja o que as lojas online que investem em Inbound Marketing terão:
Estratégias de Inbound Marketing para lojas online
Agora que você já sabe do que se trata o Inbound Marketing e quais são os principais benefícios para as lojas online, é hora de aprender quais são as estratégias que você deve adotar. Veja abaixo:
Marketing de Conteúdo
O conteúdo é a principal estratégia de Inbound Marketing para lojas online e pode ser utilizado em qualquer etapa do funil. Ele gira em torno da produção e divulgação de uma série de conteúdos diferentes que possuem propósitos e estratégias específicos de acordo com a etapa do funil que o cliente esteja podendo atrair, converter e encantar os clientes e potenciais clientes da loja.
Para que a estratégia dê certo, a empresa precisará seguir alguns passos essenciais, como: criação de persona, pesquisa de palavras-chave (SEO), definição de pautas relevantes e outros.
Blog
O blog é considerado uma excelente porta de entrada para que os potenciais clientes conheçam a loja. Portanto, o conteúdo apresentado ali deverá ter intuito de atração, entendendo quais são as necessidades e desejos da persona e entregando conteúdos semanais de qualidade.
Site
O site é considerado o cartão de visitas virtual de qualquer loja. Portanto, assim como o blog é importante para vender o conteúdo e aproximar o seu público, o site torna-se importante para vender o produto em si. Crie um site que seja atraente, que tenha as informações bem claras e com um design responsivo, isso faz toda a diferença para a atração e conversão dos seus leads.
Mídias Sociais
O papel das mídias sociais é essencial para espalhar seu conteúdo e para fortalecer a marca junto ao seu público através de uma comunicação direta e imediata. Através delas, você consegue receber feedback em tempo real e isso contribui para que você saiba o que está dando certo e o que está dando errado para corrigir suas estratégias e para garantir um relacionamento cada vez mais assertivo.
Um dos principais objetivos das redes sociais é aproximar e interagir com os clientes. Portanto, procure criar publicações diárias e humanizadas para que eles possam entender a essência da marca e se identificar.
SEO
O SEO para lojas online é uma ferramenta muito eficaz e econômica para impulsionar as vendas na internet. Ele trata-se de uma série de estratégias de otimização das buscas no Google, fazendo com que o seu tráfego seja mais maior e mais qualificado.
E-mail Marketing
E-mail marketing é uma das estratégias de Inbound Marketing mais tradicionais de todo o mundo. Ele visa manter a comunicação com os clientes ativa, estimular o interesse dos leads e garantir personalização na comunicação.
Portanto, sempre que possível crie uma campanha de e-mail marketing para comunicar seus clientes sobre as novidades e/ou promoções da loja ou apenas para parabenizá-los em seu aniversário, isso faz toda a diferença e garantirá que você não será esquecido por eles.
E aí, conseguiu compreender quais são as principais estratégias de Inbound Marketing para lojas online? Esperamos que sim. Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.
No mais, continue acompanhando o nosso blog para mais dicas de marketing e empreendedorismo. Te esperamos por aqui!
Como vender camisetas online sem ter estoque?
Muito provavelmente você já sabe que vender camisetas online é uma excelente forma de ganhar dinheiro. Mas talvez você não saiba que, para isso, não é necessário ter estoque e nem investir muito dinheiro inicialmente.
Isso é possível através do modelo de negócios dropshipping: uma solução prática, segura e que tem ganhado muito espaço no mercado brasileiro. Você já a conhece? Para saber mais sobre essa solução e entender como é possível vender camisetas online sem ter estoque, basta ler o conteúdo abaixo.
O que é dropshipping?
Dropshipping baseia-se em um modelo de negócios em que a empresa consegue operar sem estoque. Ao abrir uma loja dentro dessa modalidade, o dono da loja irá focar suas estratégias nas vendas, marketing e design do produto, deixando o estoque, produção e envio por parte do fornecedor.
Ou seja: ao vender um produto em uma loja, o vendedor irá enviar uma ordem de serviço diretamente ao seu fornecedor para que ele possa fabricá-lo e enviá-lo diretamente ao cliente, de forma que tudo funcione de maneira integrada e econômica.
Como utilizar o dropshipping para vender camisetas online sem estoque?
Para abrir sua loja online e vender camisetas através do dropshipping você deve, antes de mais nada, prestar atenção em alguns critérios básicos. São eles:
Em seguida, para ter sucesso no seu negócio, recomendamos que você siga o passo a passo abaixo:
1 – Defina o plano de negócios
Nesse primeiro momento é muito importante que você defina qual será a atuação da sua loja, o seu público-alvo, como você deseja operar, formas de precificação e de pagamento… Enfim, defina um plano de negócios coerente e que poderá embasar todas as outras decisões referentes à sua loja para vender camisetas online.
2 – Crie a sua marca
Feito isso, você precisará pensar e definir o nome e o logo da sua marca. Lembre-se que neste momento é essencial que você verifique a disponibilidade do domínio para evitar duplicidade de nomes e até mesmo o plágio.
São plataformas que você pode conferir se o nome que você deseja está disponível: Instant Domain Search, Go Daddy, Registro.br.
3 – Crie o seu site direcionado para a loja virtual
Depois da marca criada, o terceiro passo é desenvolver o seu site para que sua loja de vendas de camisetas online possa funcionar. Não se esqueça que, por se tratar de dropshipping, você precisará focar em uma plataforma que suporte esse tipo de negócio.
Um ponto importante para ressaltar é que a maioria delas serão em inglês, uma vez que o dropshipping é muito forte nos Estados Unidos e Europa. Algumas boas opções para você no que se diz custo x benefício são: Shopify e Montink.
4 – Desenvolva seus produtos para comercialização
Nessa etapa do processo você já tem marca e loja virtual. Antes de colocá-la ao ar, você precisa definir quais são os produtos que irá comercializar e, mais do que isso, desenvolver as artes dos mesmos.
Se tratando de camisetas, o ideal é que você desenvolva modelos criativos, modernos e que se destaquem no mercado, sempre condizentes com seu público-alvo (este que fora decidido no momento do plano de negócios).
5 – Escolha bons fornecedores
Esse passo é um dos mais importantes da lista. Afinal, de nada adianta ter um bom site, bons designers, bom atendimento e boa marca se no final das contas o seu cliente não irá receber um bom produto. Portanto, faça uma pesquisa de mercado para definir qual(is) será(ão) o(s) melhor(es) fornecedor(es) para te servir.
6 – Coloque seu site no ar
Com os produtos criados e fornecedores escolhidos, você já poderá subi-los no site para finalizar a estruturação e colocá-lo no ar. Neste momento revise os conteúdos, design e funcionalidade do site (incluindo a integração com o fornecedor) para garantir que está tudo ok e que realmente está pronto para iniciar as vendas de camisetas online.
7 – Foque em estratégias para divulgação da loja
Por fim, não se esqueça que tão importante quanto a criação de uma boa loja é a divulgação da mesma e a comunicação com o seu público-alvo. Para isso, algumas estratégias essenciais para seguir é: estar presente nas principais redes sociais, investir em marketing de conteúdo e criar canais de comunicação direto com o seu público.
Bom, esperamos que você tenha conseguido compreender como é possível vender camisetas online sem estoque. Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.
No mais, continue acompanhando o nosso blog para mais dicas de marketing e vendas. Te esperamos por aqui!
Quais são os principais indicadores financeiros para lojas de camisetas?
Uma coisa é fato: se você deseja ter sucesso na sua loja de camisetas, um dos principais pontos que você deseja atentar-se é em relação aos indicadores financeiros. A partir deles será possível identificar quais são os problemas da empresa a fim de corrigi-los para garantir melhore retorno financeiro.
Para te ajudar com isso, separamos uma lista que indica quais são os principais indicadores financeiros que todo varejista precisa seguir. Confira quais são abaixo:
8 indicadores financeiros para lojas de camisetas
Verificar quais são os indicadores financeiros da sua loja irá te ajudar a entender quais são os problemas e oportunidades do seu negócio para obter melhores resultados. Veja a lista a seguir:
1 – Valor de faturamento
O valor de faturamento baseia-se em acompanhar diariamente e competitivamente o valor de vendas diários da loja, analisando com valores passados (dia/semana/mês/ano anteriores). Embora o faturamento seja o principal indicador de performance, ele não consegue expressar sozinho a eficácia das ações de vendas, sendo necessário avaliar os outros indicadores financeiros dessa lista.
2 – Volume de vendas
Esse indicador refere-se ao número de vendas realizado periodicamente pela loja (diariamente, semanalmente, mensalmente ou outro), para que seja avaliado com períodos anteriores. O volume de vendas ajudará a medir a eficiência da conversão dos clientes atendidos.
3 – Clientes atendidos
Os clientes atendidos, por sua vez, está relacionado ao dado que indica quantos clientes foram atendidos pelo estabelecimento dentro de um período (diariamente, semanalmente ou mensalmente) para análise comparativa com períodos anteriores. Uma maneira interessante de analisar esse indicador financeiro é avaliando cada integrante do time de vendas, assim você terá mais informações comparativas.
4 – Margem de lucro
Esse indicador financeiro visa analisar qual foi a margem de lucro da(s) venda(s) realizada(s) pela loja de camiseta. Dessa forma, você poderá saber qual retorno financeiro você está recebendo para avaliar se está sendo vantajoso ou não.
5 – Valor de descontos concedidos
Em relação ao valor de descontos concedidos, você precisará avaliar qual é o desconto que está sendo dado aos clientes para que seja feita uma análise comparativa com os períodos anteriores (dia, semana, mês e ano). O desconto afeta a rentabilidade das vendas e por isso é importante que seja feito o acompanhamento e, quando necessário, a regulagem de descontos para que a loja não fique prejudicada.
6 – Percentual de descontos concedidos
Além do valor de descontos concedidos, também é importante avaliar qual é o percentual que está sendo concedido periodicamente para que possa ser avaliado com os períodos anteriores (dia/semana/mês e ano), principalmente se você trabalha com vendas maiores e/ou produtos mais caros.
7 – Tíquete médio por venda
O tíquete médio por venda é um indicador que vai te ajudar a entender o quanto de esforço você precisará ter para alcançar suas metas, levando em consideração o valor de cada venda. Para obtê-lo, você deve dividir o valor total de vendas pelo número de vendas realizadas.
8 – Média de itens por venda
A análise média de itens por venda faz com que você entenda o giro de produtos para cada venda realizada e o seu impacto para que o tíquete médio se eleve. Para obtê-lo, divida o total de itens vendidos pelo número de vendas realizadas.
E aí, conseguiu compreender quais são os principais indicadores financeiros que você precisa levar em consideração para garantir o sucesso da sua loja de camisetas? Esperamos que sim. Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.
No mais, te esperamos por aqui nos próximos posts para mais dicas e informações sobre empreendedorismo. Até a próxima!
Manual do empreendedorismo: tudo que você precisa saber
Manual do empreendedorismo: tudo que você precisa saber
De modo geral, o empreendedorismo está em nossas vidas desde sempre. Isso porque, ser empreendedor é ter iniciativa para ver uma dor e, a partir disso, pensar em soluções criativas que gerem valor.
Nesse sentido, podemos perceber que o Brasil tem grande potencial na área. Afinal, o que não faltam são boas ideias para resolver nossos problemas do dia-a-dia. Mas, apesar desse desejo por empreender fazer parte da gente, nem sempre só ousadia e talento bastam para ter sucesso.
Por isso, veja agora o manual que fizemos com tudo que você precisa saber antes de se jogar de vez no empreendedorismo!
O que é empreendedorismo?
Empreendedoras discutindo a ideia de negócio. Foto: Pexels / Picha Stock
De acordo com o SEBRAE, empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar um problema e ver nisso uma chance de gerar valor. Para que isso seja possível, a proposta do empreendedor deve solucionar a dor que ele percebeu.
Nesse sentido, ele investe recursos físicos e financeiros na criação de algo que trará um retorno positivo para todos. O objetivo é o de gerar uma mudança real, que tenha impacto.
Ademais, o empreendedorismo está associado à:
Ser empreendedor, o que é?
O empreendedor tem iniciativa e coragem. Foto: Pexels / Mentatdgt
Em suma, o empreendedor é aquele que consegue sair da zona de conforto e partir para a ação.
Para que isso seja possível, a pessoa precisa de foco e determinação.
Além disso todo empreendedor precisa ter algumas características como:
Empreendedorismo na prática
Na prática, podemos entender que é preciso ter um perfil empreendedor. Mas, isso não se resume só a ter talento para vender e criar novos negócios. Até porque existem muitas maneiras de inovar com algum negócio.
Você pode optar por prestar algum serviço ou consultoria, criar e vender um produto ou mesmo partir para o empreendedorismo social e colaborativo.
Como se tornar dono do próprio negócio
Abra as portas de seu negócio. Foto: Pexels / Artem Beliaikin
Diante disso, antes de se tornar dono de seu próprio negócio, vale se fazer algumas perguntas. Essas questões vão te ajudar a entender, por exemplo, se seu negócio é viável.
Pegue papel e caneta e responda com calma cada uma de nossas perguntas:
10 dicas para começar a empreender do zero
O começo de qualquer negócio exige um bom plano de ações. Foto: Unsplash / Annie Spratt
Ao contrário do que pode parecer, empreender não é difícil. Mas, para ficar mais simples de entender, veja 10 dicas para você que está começando do zero.
Com essas dicas será mais fácil de tirar os sonhos do papel e começar a investir no seu futuro hoje mesmo:
1- Iniciativa e coragem
Estas são as características mais importantes dentro do empreendedorismo.
É preciso iniciativa para agir em algo que mude a percepção das pessoas, tudo isso de forma criativa e inovadora.
Além disso, é preciso coragem para assumir riscos calculados e investir em seus sonhos.
2- Atitude empreendedora
Isto é, ter capacidade de assumir os riscos e, a partir disso, executar projetos novos. Para tal, sua postura deve ser de ação diante de uma nova atividade econômica.
A atitude do empreendedor também passa muito por uma atitude de autoconfiança. Ou seja, você precisa acreditar naquilo que vende. Isso porque, se nem você acreditar, quem irá?
3- Pesquisa de mercado
Antes de começar um novo negócio, avalie o que já existe. Conheça o mercado e saiba identificar o que está faltando dentro do seu nicho de atuação.
Depois disso, estude a concorrência, veja onde você se diferencia, quais são os pontos fortes tanto do seu negócio quanto do outro.
Com essa prática, ao começar você já sabe o que vai encontrar e pode montar estratégias para ganhar destaque e espaço no mercado.
4- Plano de ações
Plano de ações de uma empreendedora. Foto: Unsplash / Christina Wocintechchat
Em síntese, significa criar metas e objetivos claros. Nesse sentido, você precisa investir em três documentos que são fundamentais para qualquer empresa:
5- Compartilhar ideias
Em outras palavras significa que, antes de começar, você deve conversar com outras pessoas sobre a sua ideia. Nesse sentido, é importante perder o medo de que alguém vai te copiar ou algo do tipo.
Lembre-se de que você deve acreditar no seu negócio e na sua capacidade de negócio. E, mesmo que alguém resolva copiar, nunca será igual, afinal, seu modelo é único.
Além disso, falar com outras pessoas ajuda a conhecer mais sobre sua ideia. Ademais, essas pessoas podem perceber falhas e pontos para melhorar que você não conseguiria sozinho.
6- Conhecer o básico
Para iniciar um negócio, você precisa saber o básico sobre contabilidade. Isso é importante porque você não pode ficar dependente de outra pessoa para saber se o investimento está dando retorno. Além disso, se você for trabalhar sozinho, será preciso aprender a calcular o fluxo de caixa, margem de lucro, ROI e outros indicadores.
7- Estar de acordo com a lei
No momento em que for começar, você precisa estar de acordo com a lei. Por isso, se certifique de qual regime tributário sua empresa se encaixa e comece com tudo dentro da lei. Tenha um CNPJ e um alvará para funcionar, isso vai gerar um pouco de transtorno no início. Mas depois será muito mais fácil e tranquilo para manter as portas abertas.
8- Estudar bastante
Estude e leia bastante sobre o assunto. Foto: Pxfuel
Mesmo que você tenha domínio sobre o seu modelo de negócio, não esqueça de sempre buscar por mais conhecimento.
Para isso, vale buscar por cursos sobre empreendedorismo e administração online. Ademais, há muito material gratuito ou por preços bem em conta na internet.
Não fique para trás e se mantenha sempre em dia com seus estudos.
9- Perder o medo de agir
Às vezes, você tem uma boa ideia, já conversou com conhecidos e tem tudo pronto para colocar seu empreendimento em prática. No entanto, acaba deixando a ideia de lado por medo de começar.
Nesse sentido, nossa dica é que você perca esse medo. Não adianta ficar sentado esperando ‘a hora certa’. É bem possível que, enquanto você espera, alguém tenha a mesma ideia e coloque a mão na massa. Por isso, depois que tiver sua ideia e tudo que precisa para empreender, perca o medo de agir.
Pode ser que dê errado? Sim! Mas também pode ser que dê super certo, e eu prefiro pagar para ver.
10- Ser paciente
O empreendedorismo exige paciência. Foto: Pexels / Andrea Piacquadio
Ou seja, nem sempre vai funcionar de primeira. Talvez você tenha que mudar de ideia ao longo do tempo. Por isso, você precisa ser paciente.
Bom modelos de negócio não são garantia de sucesso imediato. Nesse sentido, nossa sugestão é investir mais tempo e paciência antes de desistir. Isso é fundamental para qualquer tipo de empreendimento.
Enfim, depois de entender melhor o que é o empreendedorismo, o que você precisa para começar e como fazer isso, está na hora de dar o start.
Para isso, não esqueça das dicas de já te mostramos e se mantenha firme em seu propósito.
Depois que colocar a mão na massa, volte aqui e nos conte como está sendo mudar de vida e ser seu próprio chefe!
Marketing e vendas: saiba como unir os setores e aumentar seu lucro
Marketing e vendas: saiba como unir os setores e aumentar seu lucro
Apesar de serem setores diferentes, marketing e vendas estão intimamente ligados. Isso porque o sucesso de um depende do sucesso do outro. Veja como unir estes dois setores ajuda a aumentar as vendas e, de quebra, ter mais lucro!
Marketing e vendas, qual é o papel de cada um
Equipes de marketing e vendas trabalhando em conjunto. Foto: Pexels / Fauxels
Em primeiro lugar, vamos mostrar qual é o papel de cada setor para depois esclarecer como eles podem trabalhar juntos. Vamos lá!
O que o marketing faz?
Em suma, é o setor responsável por construir a imagem da empresa. Ou seja, a forma como as pessoas vêem o negócio.
Ele projeta ações que atraiam novos clientes e cria uma posição estratégica de mercado.
Para que isso seja possível, o marketing faz campanhas publicitárias, controla os canais de comunicação interna e externa da empresa e estimula o engajamento dos consumidores por meio da gestão de mídias sociais.
Se você quiser saber mais sobre o assunto, clique aqui e veja o conteúdo que fizemos sobre o marketing para pequenas empresas.
O que faz o setor de vendas?
Agora, no que diz respeito ao setor de vendas, ou comercial, podemos dizer o seguinte:
É ele quem faz a precificação dos produtos, controla a margem de lucro e faz a abordagem direta ao consumidor.
Para que tudo isso seja possível, é essencial que existam clientes, não é mesmo? É por aqui que começamos a ver a importância dos setores de marketing e vendas atuarem juntos.
Como unir marketing e vendas para aumentar o lucro
Reuniões periódicas dos setores de marketing e vendas. Foto: Pexels / Fauxels
De modo geral, para unir os dois setores e fazer com que trabalhem juntos, você precisa começar criando uma cultura dentro da empresa. Para que isso seja possível, estimule a troca de informações e também crie metas e objetivos para serem alcançados juntos.
Apesar de tanto marketing quanto vendas ainda precisarem de metas e estratégias diferentes em alguns aspectos, os dois setores precisam se ver como parte de um todo que é a empresa.
Diante disso, vale investir em três ações:
Enfim, estas são pequenas ações que podem melhorar a atuação conjunta dos dois setores e, com isso aumentar o lucro da empresa. Afinal, se o marketing sabe qual é o resultado de suas ações, fica mais fácil para traçar novos objetivos. Em contrapartida, os vendedores receberão leads mais dispostos a comprar, o que vai gerar uma receita maior!
Onde encontrar boas camisetas lisas para estampar?
Onde encontrar boas camisetas lisas para estampar?
O começo de uma estamparia não é fácil. Exige bom planejamento e estratégia. Além disso, é preciso decidir como vai estampar suas camisetas lisas, em qual tecido, qual modelo e quem vai fornecer o material ideal.
Por conta de tudo isso, vamos te mostrar nesse artigo como você pode encontrar boas camisetas para estampar e começar com tudo.
Para que isso seja possível, veja agora:
O que considerar na hora de escolher camisetas lisas
Camiseta lisa para estampar. Foto: Pexels / Sebastian Stam
Em primeiro lugar, quando montar sua estamparia, você precisa considerar algumas coisas na hora de escolher camisetas lisas.
Para facilitar o seu trabalho, separamos o que é essencial e que você não deve deixar para trás. Neste sentido, veja o que levar em consideração:
Vamos explicar um pouco sobre cada um desses itens. Caso você queira saber mais a respeito de cada um, aqui no blog já falamos sobre esses assuntos!
Qual será a sua técnica usada para estampar
Em resumo, existem 5 técnicas mais comuns quando pensamos em como estampar camisetas lisas. Cada uma dessas técnicas possui suas características e é ideal para um tipo e cor de camisetas. Por isso, fique atento aos detalhes:
Tipo de tecido
Qual é o tipo de tecido que você precisa estampar? Foto: Pexels / Antwoinette Ayers
Assim como existem vários tipos de técnicas, também temos diversos tipos de tecidos. E, na hora de escolher o melhor, você precisa considerar o tipo de máquina que possui.
Nesse sentido, antes de escolher seu fornecedor, lembre-se de cruzar as informações entre tipo de tecido e tipo de técnica que pretende usar. Ademais, você deve considerar, ainda, qual é a finalidade da sua camiseta. Mas, sobre isso, falaremos daqui a pouco.
Agora, vamos te mostrar quais são os tipos de tecido mais comuns para estampar:
Algodão
Sem dúvida, a malha 100% algodão é a mais comum para estampar. Uma malha de algodão pode ser de 3 tipos: fios cardados, fios penteados e estonado. Cada uma tem funções e usos diferentes, mas, em geral, você consegue estampá-las com quase todos os tipos de técnicas, exceto a sublimação.
Piquet
Também conhecida como polo, tem na sua composição 50% algodão e 50% poliéster. Com isso, ela é bastante prática e resistente. Além disso, é bastante usada para confecção de uniformes profissionais.
Poliviscose (PV)
Esse tecido é 67% poliéster e 33% algodão. Por isso, é bastante leve e barato. Já pode ser usado para sublimação, apesar de não ser o mais recomendado. Ademais, uniformes escolares geralmente são feitos com esse tecido.
Helanca
É, com toda certeza, o tecido ideal para sublimação. Isso porque é 100% poliéster, bastante resistente e barato. Na indústria, esse tecido é usado para estampar camisetas lisas de blocos de carnaval e de grandes eventos.
Dry fit
Em suma, é um tipo de tecido sintético, bem leve, que não absorve água. Por conta disso, é usado para produção de material esportivo. Sendo estampado, em geral, por meio de sublimação. Além disso, possui duas variações: pode ser de poliéster ou de poliamina.
Modelos de camisetas lisas
O modelo e camiseta de manga curta com gola careca é o mais popular. Foto: Pexels / Cristian Benavides
Na hora de encontrar camisetas lisas de qualidade para estampar, o modelo delas também é importante. Por isso mesmo, é bom conhecer algumas opções que você tem disponível.
De modo geral, os modelos estão divididos em 4 categorias: manga, gola, corpo e tamanho. Mas, é claro que essas categorias se juntam no momento da escolha. Aliás, como você pode ver pela descrição da nossa última foto, o modelo está usando uma camiseta de manga curta com gola careca.
Veja agora, o que é essencial para saber na hora de escolher o modelo de camisetas lisas ideal:
Para saber mais sobre os detalhes de cada característica, clique aqui.
Qual é a finalidade da sua camiseta
Antes de mais nada, você precisa definir a finalidade da sua camiseta. Por mais que já falamos bastante sobre as técnicas de estamparia, tipos de tecido e modelos de camiseta, saber para o que se destina a camiseta é essencial.
Afinal, você não pode usar um tecido de helanca para fazer uma camiseta de gola polo que será usada por advogados. Isso será bem estranho.
Por isso, conheça bem o seu produto e público alvo, depois escolha o tipo certo de camiseta lisa para estampar.
Dito isto, vamos escolher um bom fornecedor?
Como escolher um bom fornecedor para camisetas lisas?
Jovem com uma camiseta lisa. Foto: Pexels: Cottonbro
Depois de tudo o que falamos, para escolher um bom fornecedor, você precisa se fazer as seguintes questões:
Antes de decidir por um fornecedor, você deve ter essas perguntas em mente e deve saber para o que vai usar as camisetas. Além disso, essas questões também são importantes para definir a técnica de estamparia e tipo de tecido. Por isso, não deixe de fazer isso.
Onde encontrar um fornecedor de qualidade para camisetas lisas?
Por fim, o mais importante. Depois que você tiver definido tudo o que já falamos acima, surge o momento crucial de sua estamparia: escolher um bom fornecedor para camisetas lisas.
Esse passo é o que vai determinar a qualidade do seu produto. Por isso, não economize ou espere por milagres.
Escolha logo um fornecedor que te garante:
Diante disso, nada melhor do que confiar na Disque Camisetas para fornecer camisetas lisas de alta qualidade a preço justo. Vale a pena conferir o catálogo que a fábrica oferece. Ali você vai encontrar camisetas de diferentes tecidos e para várias ocasiões. Ademais, você pode entrar em contato com a empresa para tirar dúvidas sobre os materiais e o processo de compra.
Além de comprar um produto com excelente qualidade, você também vai investir na sua marca. Afinal, seu cliente ficará muito satisfeito ao adquirir uma camiseta que não estraga nas primeiras lavagens, não é mesmo?
Antes de ir, deixe seu comentário para a gente. Dessa forma, podemos continuar a produzir conteúdos que realmente resolvam suas dúvidas sobre o universo das camisetas!
Como fazer a contabilidade de uma loja sem errar
Como fazer a contabilidade de uma loja sem errar
Para abrir uma loja, a primeira coisa que você deve pensar é no seu plano de ações. E, dentro dele, é preciso incluir a contabilidade. Ou seja, definir bem como vai fazer o controle de toda a movimentação financeira de seu negócio.
Nesse sentido, estamos aqui para te ajudar e dar o pontapé inicial. Veja agora as vantagens de ter o controle das finanças e também como fazer a contabilidade sem errar.
Qual é a importância de fazer a contabilidade da loja?
Não importa se você tem uma loja virtual que opera sem estoque ou uma loja física. O mais importante é entender que todo negócio seja grande ou pequeno, virtual ou físico, precisa ter o controle de toda a movimentação financeira. Isto é, precisa saber o que entra e sai de dinheiro.
Desse modo, fazer o controle contábil garante que você:
Como fazer a contabilidade sem errar
O controle contábil pode ser feito por meio de um software. Foto: Unsplash / Austin Distel
Diante de tudo que já dissemos, é fundamental saber por onde começar, não é mesmo?
Para início de conversa, você precisa separar o dinheiro da empresa do seu dinheiro. Em outras palavras, nunca misture o seu dinheiro com o que é da empresa. Apesar da loja ser sua, você precisa se ver e agir como um funcionário e deve ter um salário fixo.
Depois que fizer isso, pode começar, de fato, o controle contábil. Vamos lá!
1- Regularize a sua situação
Em primeiro lugar, você precisa entender qual é a natureza jurídica do tipo de loja que pretende abrir. Depois disso, precisa definir seu porte e também o regime tributário.
Para fazer isso da melhor forma possível, é essencial contar com a ajuda de um contador. Se o seu orçamento é pequeno, saiba que hoje em dia, você já tem esse tipo de serviço online por preços acessíveis. Esse custo pode ser considerado um investimento na saúde financeira da sua futura loja.
2- Tenha um planejamento financeiro
Esse plano vai ajudar você a traçar metas e ter objetivos mais claros na hora de conduzir o negócio. Veja aqui como fazer um bom planejamento financeiro.
3- Controle o fluxo de caixa
Ou seja, saiba exatamente o quanto entra e sai de dinheiro da loja. Além disso, você precisa saber de onde vem e para onde está indo seu dinheiro. Nesse sentido, vale investir um tempo e fazer uma planilha no Excel, ou então, adotar um software para isso.
4- Tenha uma rotina contábil
Que, em outras palavras, significa adotar o controle contábil como uma prática da empresa. Desse modo, você automatiza a tarefa de anotar todas as movimentações financeiras e, com o tempo, passa a ser uma prática normal.
Você pode começar anotando na planilha ou software as movimentações e agendar um dia por semana para verificar se está tudo certo.
Por fim, fazer a contabilidade pode ser mais fácil do que imagina. Por isso, invista em aprendizagem, se atualize e esteja sempre de acordo com a lei. Isso vai fazer com que seja mais tranquilo administrar sua loja.
Ademais, antes de ir, não esqueça de comentar como você faz o controle contábil da sua loja!
Sublimação em camisetas: como funciona esta técnica
Sublimação em camisetas: como funciona esta técnica
Se você pretende começar a estampar camisetas, saiba que existem vários jeitos de fazer isso. Você pode, por exemplo, usar a serigrafia, o bordado, a estamparia digital, a laser ou ainda a sublimação.
Dentre todas essas, a sublimação é uma das formas mais comuns e baratas para produzir camisetas estampadas. Isso porque ela usa de um processo físico bastante conhecido e não requer muita técnica para começar. Para te ajudar, vamos mostrar o que é a sublimação e como você pode estampar com esta técnica.
O que é sublimação?
Camisetas esportivas estampadas por sublimação. Foto: Pexels / Mica Asato
Em resumo, a sublimação é um processo de impressão de uma estampa em camisetas por meio de um papel especial chamado de transfer. Para que a tinta passe do papel para a camiseta, você precisa de uma prensa térmica. Esta, por sua vez, aquece e prensa o papel na camiseta para imprimir a estampa.
De modo geral, o processo é bem simples. Inclusive, esta técnica é usada para estampar diversos produtos como: canetas, mouse pads, chinelos, banner, entre outros.
No entanto, ela é mais comum na confecção de roupas. Especialmente de materiais esportivos e de abadás de carnaval.
Para que você tenha um bom resultado, é importante usar sempre tecidos brancos e que sejam 100% poliéster. Desse modo, sua estampa ficará mais viva e colorida.
Como funciona a sublimação?
Prensa térmica de sublimação. Foto: Pinterest
De modo geral, esta técnica apresenta boa qualidade e durabilidade. Isto é, uma camiseta estampada por meio da sublimação costuma manter sua cor e não desgasta com o tempo.
Essas características fazem com que a técnica seja muito usada em itens lavados com frequência.
Em suma, a sublimação funciona assim:
Viu como é simples?!
Cuidados para levar em consideração
Mesmo que o processo, em si, seja bastante fácil, você precisa estar atento a alguns detalhes na hora que for estampar. Esses detalhes é que farão toda a diferença no resultado final:
Agora, chegou a hora de colocar a mão na massa e estampar suas camisetas.
No mais, siga acompanhando as novidades aqui do blog e não se esqueça de deixar seu comentário.
Gestão de mídias sociais: por onde começar
Gestão de mídias sociais: por onde começar
Já não é mais segredo para ninguém que, seja qual for a sua empresa, ela precisa estar presente nas mídias sociais. Mais do que nunca, para competir em pé de igualdade com seus concorrentes, você precisa fazer uma boa gestão de mídias sociais.
Para que isso seja possível, vale criar uma estratégia multicanal e estar presente em mais de uma mídia ao mesmo tempo. No entanto, como vamos te mostrar, você não precisa atuar em todas elas. Afinal, são muitas e cada uma tem seus propósitos e usuários.
Por isso, para aprender por onde começar a fazer a gestão de suas mídias sociais, fique com a gente!
O que é gestão de mídias sociais?
Você pode estar em várias mídias sociais ao mesmo tempo. Foto: Pexels / Tracy Le Branc
Antes de mais nada, precisamos explicar o conceito por trás do gerenciamento de mídias.
Ele nada mais é do que um conjunto de ações tomadas para gerenciar e organizar as redes sociais do negócio. Nesse sentido, a gestão tem o objetivo de informar e comunicar o potencial cliente a respeito de seu negócio.
Mas fique atento, mais do que publicar produtos para vender, a gestão envolve vários outros passos como saber quem é seu público, como interagir com ele e monitorar tudo que acontece.
Por onde começar a gestão de mídias sociais?
Atualmente, não basta só estar presente em uma mídia social para garantir sucesso. Você precisa usá-la para atrair seu público e fidelizá-lo.
Para que isso aconteça, sua marca precisa se posicionar no mercado de modo estratégico e criar uma reputação confiável. Nesse sentido, seu conteúdo deve ser autêntico e identificado com o público que você pretende atingir.
Na hora de pensar na gestão de mídias, de nada adianta expandir sua marca em todos os canais possíveis. Isso porque seu público geralmente vai estar concentrado em dois ou três canais. Para saber onde estão seus clientes, você pode ir pelo método de tentativa e erro ou então estudar mais o mercado e ver onde o perfil desejado se encaixa.
Enfim, depois de definir esse começo, que podemos chamar de passo zero, veja os outros passos que pode tomar:
5 dicas de como começar
Monitore o desempenho de sua campanha. Foto: Unsplash / Karsten Winegeart
5 passos de como fazer:
Enfim, esses são os primeiros passos para quem está começando a gestão de mídias sociais. Também é válido investir num blog para que seus clientes conheçam melhor sua marca e produtos, como a Disque Camiseta já está fazendo.
Para qualquer dúvida, não exite em nos contatar!