Se você tem uma empresa, certamente você já ouviu falar que o WhatsApp contribui para as suas vendas online. E nós te dissemos que sim, as vendas pelo WhatsApp podem sim ser uma boa estratégia para você. No entanto, é necessário criar uma estrutura para que seja realmente vantajoso e organizado.
Escrevemos esse post para te passar algumas dicas e para que você saiba como estruturar as vendas pelo WhatsApp em sua loja. Então se esse assunto te interessa, vem com a gente e continue a leitura!
Motivos de realizar vendas pelo WhatsApp
Através de uma pesquisa realizada pela MMA Mobile Report, o WhatsApp é o aplicativo para smartphones mais utilizados pelos brasileiros, com 68% de preferência. Seja para bater papo, se divertir, ou para fazer negócios, muitas pessoas de diferentes idades passam grande parte do dia no app.
E com esse número tão expressivo, muitas empresas encontram uma oportunidade para se aproximar do seu público e até mesmo para realizar vendas pelo WhatsApp.
Essa é realmente uma excelente opção, desde que bem estruturado e organizado. Para isso, separamos as dicas de como estruturar as vendas pelo WhatsApp. Veja a seguir.
Dicas de como estruturar as vendas pelo WhatsApp
Se você deseja realizar vendas pelo WhatsApp, não deixe de conferir as dicas de como realizá-las de maneira que seja realmente eficaz. Confira:
1 – Utilize o WhatsApp Business
O WhatsApp Business é uma versão do app voltado para empresas, especialmente os pequenos negócios.
Com diversas funcionalidades para que você possa realizar vendas pelo WhatsApp (como por exemplo incluir o app através de um telefone fixo e envio de mensagens automáticas), essa é a melhor opção para quem deseja estruturar as vendas no WhatsApp de maneira organizada.
Através dele você ainda terá a opção de receber métricas periódicas e incluir etiquetas para marcação dos clientes (como “pagamento pendente” ou “pedido finalizado”).
Portanto, na hora de configurar seu WhatsApp para vendas, baixar a versão Business é o primeiro passo importante que você deverá tomar.
2 – Peça autorização para os seus clientes
Outra questão muito importante que você precisa se atentar é em relação a autorização dos clientes. Isso significa que você nunca deve enviar uma mensagem ao usuário sem a permissão do mesmo.
Então sempre que você desejar incluí-lo em uma lista de transmissão (falaremos sobre isso adiante) ou avisá-lo sobre os produtos e/ou serviços ou promoções, pergunte primeiro se ele deseja receber esse tipo de mensagem da empresa.
Caso você envie a mensagem sem que ele autorize ou tenha interesse no seu conteúdo, as chances de um contato improdutivo são grandes e, no pior dos casos, ele pode ainda fazer um print e denunciá-lo ao Procon e nas redes sociais, o que certamente causaria uma imagem negativa para você e não seria vantagem alguma. Atente-se a isso e somente crie vínculo com clientes que realmente desejam receber os seus conteúdos.
3 – Organize os seus clientes
Lembra que no início desse post nós falamos que você não iria conseguir realizar vendas sem uma boa estruturação ou organização? E isso entra no que diz respeito inclusive da organização de clientes.
Imagine tentar encontrar determinado cliente em uma lista confusa com 100 ou até mesmo 500 contatos com diferentes nomes e números? Isso de fato não funcionaria.
Busque organizar os contatos na agenda e até mesmo dentro das conversas no app. Para que a organização fique mais prática, tente salvar o contato de acordo com o estágio que o cliente se encontra. Você pode inclusive criar algum código a ele, ficando a sua preferência como fará isso, o fato é que você precisa se organizar para que sua rotina fique mais simples e estruturada.
4 – Utilize listas de transmissão
Eis a questão: grupos no WhatsApp ou lista de transmissão? Embora o grupo do WhatsApp seja uma excelente estratégia para unir pessoas interessadas sobre determinado assunto, é importante que você tenha em mente que ele não é direcionado para empresas.
Para que você consiga enviar para seus clientes as novidades, promoções e informações sobre seus produtos e/ou serviços, o ideal é que você entre em contato diretamente com cada usuário. E o método que te ajuda nisso são as listas de transmissão.
Com ela você consegue selecionar todas as pessoas que você deseja enviar determinada mensagem para realizar o disparo em uma única vez, sem que seja necessário enviar separadamente (o que certamente daria muito mais trabalho).
Ah, e detalhe importante: ao usar a lista de transmissão, a mensagem será enviada individualmente para cada pessoa e se os usuários responderem, só você conseguirá ver a resposta.
5 – Crie um cronograma de mensagens
Assim como outras estratégias digitais, é preciso ter em mente que dentro do seu WhatsApp você terá diversos potenciais clientes nos mais variados estágios (topo, meio e fundo do funil), que precisam ser tratados de maneiras diferenciadas.
E, para que as vendas pelo WhatsApp aconteçam, não adianta achar que enviar algumas mensagens avulsas e desorganizadas irá funcionar. Você precisa criar um cronograma de mensagens condizente com o estágio de cada cliente para ir nutrindo-o como forma de convencê-lo a fechar negócio com você.
Lembre-se que o WhatsApp é um app de contato direto com o cliente, use-o isso ao seu favor e tente ter um relacionamento bem pessoal durante a troca de mensagens. isso fará toda a diferença!
7 – Utilize o WhatsApp Web
O WhatsApp Web é uma excelente opção para quem deseja ter mais agilidade na hora de mandar e responder mensagens.
Esse serviço possibilita que você gerencie o seu app através de uma janela do seu navegador ou até mesmo por um app no seu computador, ficando mais simples de acompanhar as conversas e enviar e receber arquivos, sem que seja preciso ficar com o celular na mão.
8 – Aproveite do status do WhatsApp
O status do WhatsApp é semelhante ao stories do Instagram e pode ser uma boa estratégia para divulgação de novidades e promoções da sua loja, incentivando que os clientes entrem em contato com você para mais informações sobre aquilo que está sendo apresentado.
Mas atenção: o excesso de postagens pode ficar cansativo. Busque um equilíbrio e poste, no máximo, 2 vezes ao dia. (Essa dica vale também para o número de mensagens disparadas que também não deve ultrapassar essa quantidade).
9 – Use um número profissional
Essa é uma dica muito importante para que você possa profissionalizar a sua empresa. Já te falamos para usar o WhatsApp Business, certo? Agora, além disso, vamos te explicar que é muitíssimo importante que você separe seu número pessoal do número profissional.
Essa medida vai, além de te ajudar a organizar suas conversas, fazer com que você consiga distinguir suas postagens profissionais das pessoais, sempre lembrando que não se deve postar ou enviar nada polêmico ou de cunho pessoal no seu perfil profissional, como é o caso de posts que envolvem política, time de futebol, etc.
Caso você opte por ter apenas um celular para ter os dois aplicativos instalados (WhatsApp pessoal e WhatsApp business), orientamos que você adquira um smartphone dual chip, isso resolveria o seu problema e deixaria tudo muito mais organizado.
10 – Divulgue o número do seu WhatsApp no seu site e redes sociais
Por fim, depois de ter um número para sua empresa configurado no WhatsApp Business e saber o que deve ser feito para realizar vendas pelo WhatsApp, não se esqueça de divulgar o número pelo site e redes sociais para que seu cliente saiba onde te encontrar para tirar dúvidas, obter mais informações e realizar as suas compras.
Bom, esperamos que você tenha entendido como estruturar as suas vendas pelo WhatsApp. Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.
No mais, continue acompanhando o nosso blog para mais dicas de marketing, vendas e empreendedorismo. Te esperamos por aqui!
Transfer: o que é e em quais tecidos usar?
Quando se trata de tipos de impressão para camisetas, um dos mais usados pelas estamparias é o transfer devido aos seus benefícios que vão desde o baixo investimento até a possibilidade de tingir tecidos de diversas tonalidades.
Mas afinal… Você sabe do que se trata esse tipo de impressão, quais são suas vantagens e desvantagens e em quais tecidos ele pode ser utilizado? É sobre isso que falaremos aqui! Confira a seguir.
O que é o transfer?
Transfer, que vem da abreviação de “transferência”, é uma técnica de impressão em que é possível transferir a imagem de um papel para a superfície de variados tecidos, como é o caso das camisetas.
Ele é considerado um dos métodos mais simples e baratos para quem deseja atuar neste segmento, podendo ser feito através da máquina ou até mesmo manualmente.
Para garantir sucesso e qualidade durante o processo, é importante ter em mente que antes de pensar na qualidade da tinta, você deve se atentar ao papel utilizado. Isso porque o papel, juntamente a película especial que o acompanha é quem são os responsáveis pela fixação da imagem no tecido, garantindo que a transferência será realizada com sucesso.
Como funciona?
Exista – comunicação audiovisual
Como foi dito anteriormente, o processo de transfer é um dos mais simples e eficazes para a impressão de camisetas e tecidos em geral. Veja abaixo como funciona:
1ª etapa: é escolhida a imagem que será usada na impressão;
2ª etapa: é feito o processo de espelhamento da imagem, antes mesmo da impressão;
3ª etapa: a impressão será feita em um papel especial para esse tipo de impressão (transfer), podendo ser em impressora a jato ou laser;
4ª etapa: o tecido que será estampado é fixado na máquina de transferência. Lembre-se de colocá-lo bem rente à máquina para que não haja imperfeições no resultado;
5ª etapa: a máquina se fecha a fim de alcançar a temperatura ideal, necessária para a transferência da imagem;
6ª etapa: com a máquina resfriada, o papel é desgrudado do tecido;
7ª etapa: e pronto! O processo se encerra e a camisa já está pronta para ser utilizada.
Quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de impressão?
Quando o processo é finalizado você poderá notar que o tecido não foi tingido, assim como acontece nos outros métodos de impressão. O que acontece nesse caso é a impressão da imagem para a camisa, inclusive fazendo com que a região da estampa fique mais “dura” do que o restante da camisa.
Entretanto, esse fator não é considerado uma vantagem ou desvantagem, e sim uma característica desse tipo de impressão.
Para que você saiba quais são as principais vantagens e desvantagens do transfer, nós separamos a lista abaixo:
Vantagens do Transfer
Desvantagens do Transfer
Em quais tecidos o transfer pode ser usado?
Bom, se você gostou desse método de impressão e deseja saber quais tecidos podem ser utilizados, certamente você terá uma boa notícia!
Isso porque, diferente de outros métodos, como é o caso da sublimação que só pode ser feita em tecido poliéster de cores claras, o transfer é aceito em variados tipos de tecidos e cores (camisetas brancas, pretas, azuis e vermelhas recebem muito bem impressão por transferência).
E aí, conseguiu compreender do que se trata o transfer, suas vantagens e desvantagens? Esperamos que sim! Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, não deixe de comentar aqui para que possamos esclarecê-la.
No mais, continue acompanhando o nosso blog para mais dicas sobre camisetas e estamparias. Nos vemos por aqui!
Atendimento ao cliente: o guia para um atendimento impecável
Todo mundo que tem uma empresa tem o desejo de aumentar as vendas, ter clientes fiéis e satisfeitos e ser referência em sua área de atuação, isso é um fato. Mas se tem algo que não é todo mundo que sabe é que para conquistar esses objetivos é mais do que necessário priorizar um bom atendimento ao cliente.
Desde o primeiro contato até o momento da pós-venda, prestar um bom atendimento fará com que o cliente tenha uma boa impressão sobre a sua empresa e queira se fidelizar a você. Quer saber como garantir um bom atendimento ao cliente e usufruir de todos os benefícios que ele pode te proporcionar? Confira a seguir.
Como prestar um bom atendimento ao cliente
Foto por Freepik
Separamos algumas dicas que você deve seguir para garantir um atendimento impecável ao seu cliente. Veja abaixo quais são:
1 – Conheça as necessidades do seu negócio
Antes de mais nada é importante que você saiba que entender as necessidades do seu negócio é essencial para que você tenha uma boa estrutura para alcançar as expectativas desejadas pelo seu cliente.
Para isso, em muitas das vezes será necessário fazer investimentos, como: contratação de colaboradores para ajudar no atendimento presencial, telefônico e online, ter linhas telefônicas disponíveis, um bom serviço de internet, softwares de gestão, etc.
2 – Valorize o seu colaborador
Após fazer as contratações essenciais para um bom atendimento ao cliente, tenha em mente que para ter um cliente satisfeito você precisa primeiro garantir que o seu colaborador esteja satisfeito e preparado.
Invista em cursos preparatórios, happy hours, uma boa infraestrutura e tenha um bom relacionamento com seus colaboradores. Dessa forma você garante que, além de uma boa base para prestar um atendimento agradável aos clientes, eles estarão satisfeitos e felizes no emprego.
3 – Aproxime-se do seu cliente
Sabemos que na maioria das vezes o contato com o cliente é rápido, o que pode acabar impedindo que a empresa conheça mais sobre o perfil dos clientes, seus desejos e necessidades.
Portanto, para prestar um bom atendimento ao cliente e inclusive otimizar suas estratégias de vendas, é importante que as pessoas responsáveis pelo atendimento estejam preparadas para utilizar estratégias que possibilitem de conhecer o consumidor mesmo em pequeno intervalo de tempo.
Hábitos como: perguntar o nome do cliente, como ele conheceu a empresa, o que ele espera da compra e seus principais interesses no produto e/ou serviço são pontos interessantes a serem levantados e que podem ser pautas para otimização das estratégias posteriormente.
4 – Seja rápido e assertivo
A rotina que está cada vez mais corrida faz com que os consumidores priorizem empresas que prestem um atendimento ágil e assertivo. Então se você deseja se sobressair no mercado e garantir um bom atendimento ao cliente, essas são duas características que você precisa ter.
Embora possa parecer difícil de adaptar com uma rotina rápida no começo, com o passar do tempo você irá perceber que isso tudo é prática e que prestar um atendimento rápido, assertivo e eficiente é tranquilo de fazer (desde que você tenha uma estrutura adequada).
5 – Faça um atendimento ao cliente transparente
Outro aspecto importantíssimo de considerar durante o atendimento é a transparência: busque ser o mais sincero e transparente possível com os cliente durante o atendimento, esclarecendo todas as dúvidas da forma mais clara possível para que o mesmo possa confiar em você e se sentir seguro em realizar a compra com a empresa.
Além disso, lembre-se que haverá momentos que será necessário admitir falhas da empresa e você precisará fazer isso com total clareza para que o cliente perceba que vocês não irão omitir informações e prestarão todo o apoio necessário para converter a situação, postura que transmitirá credibilidade a você.
6 – Sempre que possível, avalie o atendimento prestado
Por fim, crie o hábito de, sempre que possível, buscar feedbacks com os clientes para que o atendimento prestado possa ser avaliado. Essa é a maneira mais efetiva de verificar se as estratégias adotadas estão dando certo ou se você precisa ajustá-las para garantir um atendimento ao cliente mais eficaz em busca de resultados satisfatórios.
E aí, conseguiu compreender quais são as 6 dicas para um atendimento ao cliente impecável? Esperamos que sim! Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, não deixe de comentar aqui para que possamos esclarecê-la.
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5 dicas infalíveis para fidelizar clientes
Não há como negar que um dos maiores desejos de todo mundo que tem empresa é encontrar maneiras de aumentar o faturamento. E a gente te conta: a fidelização de clientes está no topo da lista. Mas afinal, o que fazer para fidelizar clientes?
Para te ajudar com isso, separamos 5 dicas infalíveis para garantir a fidelização de clientes. Confira no post a seguir!
Veja como fidelizar clientes através dessas 5 dicas:
1 – Construa a jornada do cliente
Antes de colocar em prática qualquer estratégia de fidelização de clientes é importante ter em mente que você precisa realizar um estudo sobre a jornada do seu cliente para entender seus desejos, objeções e as falhas no processo que podem impactar negativamente a experiência do cliente.
Com isso, você poderá obter informações sobre o que encanta seu cliente a fim de garantir que seus consumidores terão uma boa impressão e relação com sua marca.
2 – Invista em programas de fidelidade
Certamente você já ouviu falar dos programas de fidelidade ou até mesmo já participou de um. Geralmente eles funcionam da seguinte forma: sempre que o cliente adquire algum produto e/ou serviço, ele acumula pontos que poderão ser trocados posteriormente por algum prêmio.
Essa é uma forma de valorizar o seu cliente e instiga-lo a continuar adquirindo seus produtos e/ou serviços, os fidelizando.
3 – Tenha um atendimento humanizado
Embora a tecnologia tenha facilitado (e muito) diversos aspectos do nosso dia a dia, oferecer um atendimento humanizado e personalizado é essencial para fidelizar clientes, fazendo com que eles identifiquem com sua marca.
Lembre-se também que além da humanização é importante prestar um atendimento ágil, empático e, sobretudo, respeitoso.
4 – Faça pesquisas de satisfação
Não há maneira melhor de entender quais estratégias estão dando certo ou não do que através de opiniões dos seus próprios clientes. Portanto, sempre que for possível realize pesquisas de satisfação para colher informações a respeito do que pensam seus clientes e potenciais clientes.
Elas podem ser realizadas por e-mail, dentro do seu próprio site ou através de plataformas como o Google Forms.
5 – Aposte em cupons de desconto
Por fim, não se esqueça que uma das principais decisões de compra para a maioria das pessoas é a economia. Então se você oferecer o mesmo produto (ou semelhante) com preço mais competitivo, forma de pagamento facilitada ou com cupons de desconto, certamente seu cliente terá grande chance de fidelizar.
Para isso, elabore estratégias com cupons de desconto e libere-as para seu público, fazendo com que eles se sintam mais encorajados em realizar a compra com você e queiram continuar acompanhando sua estamparia para verificar as próximas promoções, descontos e novidades.
E aí, conseguiu compreender quais são as 5 dicas infalíveis para fidelizar clientes? Esperamos que sim! Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, basta comentar aqui nesse post que nós te esclarecemos.
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Contrato de compra e venda: o que não pode faltar em um + MODELO GRÁTIS
O contrato de compra e venda é um instrumento essencial para efetivar o negócio de maneira segura e regular. Entretanto, para que ele seja de fato útil no momento da compra e venda, é importante que você se atente a todos os detalhes e no que deve ter de informações.
Separamos nesse post o que não pode faltar em um contrato de compra e venda para te ajudar durante esse processo. Confira abaixo.
O que não pode faltar em um contrato de compra e venda
Antes de mais nada, é indispensável que você tenha em mente que você precisará de muita atenção na hora de criar o seu contrato de compra e venda. Ele precisa ser sólido e juridicamente válido para assegurar não somente o vendedor, mas também o comprador.
Veja a seguir quais são as informações que não podem faltar em um bom contrato de compra e venda:
Descrição completa das partes
O primeiro passo que não pode faltar no contrato de compra e venda são os dados das partes envolvidas. Vale ressaltar que há diferenciação entre pessoas físicas e pessoas jurídicas, sendo necessário acertar se é um contrato entre PJ e PF, PJ e PJ ou PF e PF.
Veja quais são os dados solicitados para pessoas físicas:
Em caso de pessoas jurídicas, os dados solicitados são:
A inserção desses dados se tornam importantes não apenas para a responsabilização correta de cada parte, mas também para facilitar o contato entre os indivíduos durante e depois a transação.
E lembre-se: deve conter no contrato de compra e venda as informações de todos os envolvidos e não apenas do comprador. Ou seja, se no caso a sua empresa é vendedora, você deve incluir os seus dados no campo de descrição das partes como VENDEDOR.
Detalhamento do que está sendo vendido
O que está sendo vendido por meio desse contrato? Independentemente do que for, você precisa criar um campo para descrição do mesmo de maneira clara e minuciosa.
Em caso de produtos, descreva todas as características, como: nome, tamanho, modelo, ano de fabricação, validade, quantidade, entre outros. E se porventura se tratar de um serviço, detalhe quais são as atividades que você se compromete a realizar.
O objetivo desse detalhamento é fazer com que não haja erro de interpretação e para que as partes não tenham problemas em cumprir suas obrigações, as quais foram previamente combinadas.
Apresentação de preços e prazos
Após identificar qual é o produto e/ou serviço comercializado, é necessário também descrever quais serão os valores, formas de pagamento e datas do pagamento que foi acordado entre as partes.
Essa é sem dúvidas um dos grandes motivos que fazem com que as pessoas optem pela criação do contrato de compra e venda e é indispensável que a descrição dos preços seja a mais clara possível, incluindo não apenas o valor final da transação, mas também explicando todos os cálculos que levaram a este custo, como: valor nominal, valor de frete e, em alguns casos, seguros contratados.
Descreva-os todos de maneira transparente para que o cliente saiba quanto e pelo o que ele está pagando e para que não haja motivo para dúvida e desentendimento.
Inclusão de cláusulas antirriscos
Lembre-se também de incluir as cláusulas referentes a gestão de riscos para garantir que o cliente saiba o que pode acontecer em determinadas situações. Ou seja, o documento deve abordar eventuais problemas e as possíveis soluções durante e após a transação. Por exemplo:
Incorporação de anexos no contrato de compra e venda
Embora o contrato de compra e venda por si só já seja um documento poderoso e que assegura os direitos do comprador e do vendedor, você pode optar por incorporar anexos para torná-lo ainda mais seguro.
Isso é o que acontece quando você solicita a cópia do CPF, CNH, identidade e/ou comprovante de residência do comprador para incluir junto às informações contratuais.
Assinaturas de testemunhas
E, por fim, ao criar o contrato de compra e venda com todas as informações pertinentes sobre aquela transação, é importante que vocês solicitem que testemunhas assinem o contrato para que ele tenha ainda mais valor.
Neste caso significará que pessoas de fora, que não estão envolvidas na negociação poderão ler o que foi combinado e assinar acordando com o que está escrito, sendo de fato uma testemunha.
E aí, conseguiu compreender o que deve ter em um contrato de compra e venda para que ele seja seguro e completo? Esperamos que sim! Para te ajudar ainda mais nas suas vendas, nós criamos um MODELO GRÁTIS de contrato que você pode baixar clicando aqui.
E se porventura você tiver ficado com alguma dúvida em relação a este assunto, não deixe de comentar nesse post para que possamos te esclarecer.
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Saiba como estruturar as vendas pelo WhatsAapp em sua loja!
Se você tem uma empresa, certamente você já ouviu falar que o WhatsApp contribui para as suas vendas online. E nós te dissemos que sim, as vendas pelo WhatsApp podem sim ser uma boa estratégia para você. No entanto, é necessário criar uma estrutura para que seja realmente vantajoso e organizado.
Escrevemos esse post para te passar algumas dicas e para que você saiba como estruturar as vendas pelo WhatsApp em sua loja. Então se esse assunto te interessa, vem com a gente e continue a leitura!
Motivos de realizar vendas pelo WhatsApp
Através de uma pesquisa realizada pela MMA Mobile Report, o WhatsApp é o aplicativo para smartphones mais utilizados pelos brasileiros, com 68% de preferência. Seja para bater papo, se divertir, ou para fazer negócios, muitas pessoas de diferentes idades passam grande parte do dia no app.
E com esse número tão expressivo, muitas empresas encontram uma oportunidade para se aproximar do seu público e até mesmo para realizar vendas pelo WhatsApp.
Essa é realmente uma excelente opção, desde que bem estruturado e organizado. Para isso, separamos as dicas de como estruturar as vendas pelo WhatsApp. Veja a seguir.
Dicas de como estruturar as vendas pelo WhatsApp
Se você deseja realizar vendas pelo WhatsApp, não deixe de conferir as dicas de como realizá-las de maneira que seja realmente eficaz. Confira:
1 – Utilize o WhatsApp Business
O WhatsApp Business é uma versão do app voltado para empresas, especialmente os pequenos negócios.
Com diversas funcionalidades para que você possa realizar vendas pelo WhatsApp (como por exemplo incluir o app através de um telefone fixo e envio de mensagens automáticas), essa é a melhor opção para quem deseja estruturar as vendas no WhatsApp de maneira organizada.
Através dele você ainda terá a opção de receber métricas periódicas e incluir etiquetas para marcação dos clientes (como “pagamento pendente” ou “pedido finalizado”).
Portanto, na hora de configurar seu WhatsApp para vendas, baixar a versão Business é o primeiro passo importante que você deverá tomar.
2 – Peça autorização para os seus clientes
Outra questão muito importante que você precisa se atentar é em relação a autorização dos clientes. Isso significa que você nunca deve enviar uma mensagem ao usuário sem a permissão do mesmo.
Então sempre que você desejar incluí-lo em uma lista de transmissão (falaremos sobre isso adiante) ou avisá-lo sobre os produtos e/ou serviços ou promoções, pergunte primeiro se ele deseja receber esse tipo de mensagem da empresa.
Caso você envie a mensagem sem que ele autorize ou tenha interesse no seu conteúdo, as chances de um contato improdutivo são grandes e, no pior dos casos, ele pode ainda fazer um print e denunciá-lo ao Procon e nas redes sociais, o que certamente causaria uma imagem negativa para você e não seria vantagem alguma. Atente-se a isso e somente crie vínculo com clientes que realmente desejam receber os seus conteúdos.
3 – Organize os seus clientes
Lembra que no início desse post nós falamos que você não iria conseguir realizar vendas sem uma boa estruturação ou organização? E isso entra no que diz respeito inclusive da organização de clientes.
Imagine tentar encontrar determinado cliente em uma lista confusa com 100 ou até mesmo 500 contatos com diferentes nomes e números? Isso de fato não funcionaria.
Busque organizar os contatos na agenda e até mesmo dentro das conversas no app. Para que a organização fique mais prática, tente salvar o contato de acordo com o estágio que o cliente se encontra. Você pode inclusive criar algum código a ele, ficando a sua preferência como fará isso, o fato é que você precisa se organizar para que sua rotina fique mais simples e estruturada.
4 – Utilize listas de transmissão
Eis a questão: grupos no WhatsApp ou lista de transmissão? Embora o grupo do WhatsApp seja uma excelente estratégia para unir pessoas interessadas sobre determinado assunto, é importante que você tenha em mente que ele não é direcionado para empresas.
Para que você consiga enviar para seus clientes as novidades, promoções e informações sobre seus produtos e/ou serviços, o ideal é que você entre em contato diretamente com cada usuário. E o método que te ajuda nisso são as listas de transmissão.
Com ela você consegue selecionar todas as pessoas que você deseja enviar determinada mensagem para realizar o disparo em uma única vez, sem que seja necessário enviar separadamente (o que certamente daria muito mais trabalho).
Ah, e detalhe importante: ao usar a lista de transmissão, a mensagem será enviada individualmente para cada pessoa e se os usuários responderem, só você conseguirá ver a resposta.
5 – Crie um cronograma de mensagens
Assim como outras estratégias digitais, é preciso ter em mente que dentro do seu WhatsApp você terá diversos potenciais clientes nos mais variados estágios (topo, meio e fundo do funil), que precisam ser tratados de maneiras diferenciadas.
E, para que as vendas pelo WhatsApp aconteçam, não adianta achar que enviar algumas mensagens avulsas e desorganizadas irá funcionar. Você precisa criar um cronograma de mensagens condizente com o estágio de cada cliente para ir nutrindo-o como forma de convencê-lo a fechar negócio com você.
Lembre-se que o WhatsApp é um app de contato direto com o cliente, use-o isso ao seu favor e tente ter um relacionamento bem pessoal durante a troca de mensagens. isso fará toda a diferença!
7 – Utilize o WhatsApp Web
O WhatsApp Web é uma excelente opção para quem deseja ter mais agilidade na hora de mandar e responder mensagens.
Esse serviço possibilita que você gerencie o seu app através de uma janela do seu navegador ou até mesmo por um app no seu computador, ficando mais simples de acompanhar as conversas e enviar e receber arquivos, sem que seja preciso ficar com o celular na mão.
8 – Aproveite do status do WhatsApp
O status do WhatsApp é semelhante ao stories do Instagram e pode ser uma boa estratégia para divulgação de novidades e promoções da sua loja, incentivando que os clientes entrem em contato com você para mais informações sobre aquilo que está sendo apresentado.
Mas atenção: o excesso de postagens pode ficar cansativo. Busque um equilíbrio e poste, no máximo, 2 vezes ao dia. (Essa dica vale também para o número de mensagens disparadas que também não deve ultrapassar essa quantidade).
9 – Use um número profissional
Essa é uma dica muito importante para que você possa profissionalizar a sua empresa. Já te falamos para usar o WhatsApp Business, certo? Agora, além disso, vamos te explicar que é muitíssimo importante que você separe seu número pessoal do número profissional.
Essa medida vai, além de te ajudar a organizar suas conversas, fazer com que você consiga distinguir suas postagens profissionais das pessoais, sempre lembrando que não se deve postar ou enviar nada polêmico ou de cunho pessoal no seu perfil profissional, como é o caso de posts que envolvem política, time de futebol, etc.
Caso você opte por ter apenas um celular para ter os dois aplicativos instalados (WhatsApp pessoal e WhatsApp business), orientamos que você adquira um smartphone dual chip, isso resolveria o seu problema e deixaria tudo muito mais organizado.
10 – Divulgue o número do seu WhatsApp no seu site e redes sociais
Por fim, depois de ter um número para sua empresa configurado no WhatsApp Business e saber o que deve ser feito para realizar vendas pelo WhatsApp, não se esqueça de divulgar o número pelo site e redes sociais para que seu cliente saiba onde te encontrar para tirar dúvidas, obter mais informações e realizar as suas compras.
Bom, esperamos que você tenha entendido como estruturar as suas vendas pelo WhatsApp. Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.
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Quais são os tipos de impressão em camisetas e como escolher o mais adequado?
Se você pensa em personalizar camisetas, seja para o seu uso próprio, para sua empresa ou até mesmo para revenda, um dos principais fatores que você precisa levar em consideração é referente aos tipos de impressão. Isso porque dentre as opções mais utilizadas atualmente (sublimação e serigrafia), podemos perceber características próprias que fazem com que você precise escolher o que você mais espera do produto: durabilidade da estampa? Custo x benefício? Agilidade da entrega da peça?
Nós desenvolvemos esse post para te ajudar a entender quais são os tipos de impressão em camisetas e fazer com que sua escolha fique mais fácil e assertiva. Então se você tem interesse no assunto, basta continuar a leitura! 😉
Confira os tipos de impressão em camisetas
Como foi dito anteriormente, atualmente há dois tipos que se destacam quando o assunto é tipos de impressão em camisetas. Veja a seguir quais são:
Serigrafia (silk screen)
Freepik
Exista – comunicação audiovisualA serigrafia, também conhecida como silk screen, refere-se à técnica que utiliza de telas vazadas para a estampa em tecido. Durante o processo, deverão ser utilizadas diferentes telas para cada cor presente na estampa.
Por exemplo: se a estampa tiver cinco cores, serão necessárias cinco telas diferentes para a realização do trabalho. Mas a boa notícia é que a tela poderá ser reutilizada posteriormente.
Para essa impressão, as tintas serão à base d’água e o processo pode ser aplicado não somente em tecido, mas também em outros materiais, como: papel, borracha, madeira e vidro.
O silk screen pode ser realizado por pessoas (mecânica) ou por máquinas (automática), sendo a segunda opção mais viável e a mais realizada pelas empresas, obtendo resultados de estampas mais fiéis à matriz.
São vantagens da serigrafia: possibilidade da utilização de tecidos escuros de algodão para a impressão e um bom custo x benefício, especialmente se você desejar estampar muitas unidades com uma mesma estampa.
Já as desvantagens dessa técnica podemos listar: não é um processo indicado para estampa de muitas cores ou detalhes e a retícula da estampa pode acabar ficando muito grossa, o que prejudica a qualidade da peça.
Sublimação
EXISTA Comunicação Audiovisual
Já a sublimação é um método de impressão que não necessita de telas. Aqui todo o processo acontecerá através de papeis, tintas especiais e sublimática.
Veja como funciona: você imprime a ilustração em um papel utilizando tinta especial e sublimática e, em seguida, o papel será prensado em alta temperatura sobre o tecido, que deve ser branco e composto por, pelo menos, 80% de poliéster. Após esse procedimento, a peça estará pronta e já poderá ser usada.
São vantagens da sublimação: impressão rica em detalhes (sendo a melhor opção para quem deseja camisetas com fotografias e ilustrações complexas) e agilidade.
Já as desvantagens dessa técnica são: poder ser impressa apenas em tecidos brancos e com no mínimo 80% de poliéster.
Tipos de impressão: como escolher qual é melhor?
Bom, agora que você já sabe quais são os principais tipos de impressão de camisetas, é hora de escolher qual é o mais indicado para você. Nesse momento, o recomendado é que você avalie as suas necessidades e o que cada uma delas pode te oferecer para que a melhor decisão seja tomada, uma vez que não há uma resposta exata para essa pergunta.
Esperamos que tenhamos te ajudado! Mas se porventura você ainda tiver alguma dúvida referente a este assunto, não deixe de comentar aqui para que possamos te esclarecer.
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Gestão de marketing para iniciantes: tudo o que você precisa saber para começar!
É provável que você saiba que o marketing digital é uma estratégia essencial para alavancar os resultados da sua empresa. No entanto, para que ele realmente surta efeitos, é necessário que você saiba qual é a melhor maneira de executá-lo. Pensando nisso, separamos algumas dicas de gestão de marketing digital para iniciantes, confira a seguir!
Do que se trata a gestão de marketing digital?
Antes de mais nada, é importante que você entenda o conceito de marketing digital. Veja só: o marketing digital refere-se a uma forma de divulgação através de ferramentas e estratégias na web que tem como objetivo aproximar a marca de seu público e aumentar as vendas da empresa.
Benefícios do marketing digital
Em relação aos seus benefícios, existem diversos motivos que justificam o investimento na gestão de marketing digital para empresas. Veja abaixo alguns deles:
Por onde começar a sua gestão de marketing digital?
Freepik
Com essas informações esclarecidas, é hora de falar como você pode, de fato, iniciar sua gestão de marketing digital efetiva para gerar bons resultados para sua empresa. Para isso, separamos alguns passos essenciais. Veja abaixo quais são:
Comece a construir sua presença digital
O primeiro passo que você precisa ter em mente é que a sua presença digital e a forma com que você se comunica na web está totalmente ligada aos resultados da sua empresa. Então o essencial para este momento é que você determine quais serão as frentes digitais que você usará dentro da sua gestão.
Algumas das principais estratégias que você pode adotar inicialmente são:
Produza conteúdo frequente para seu público
Após criar as contas nas redes sociais e outras estratégias digitais que você deseja, é hora de se programar para criar conteúdos relevantes para seu público visando a atração e aproximação. Nesse momento você deve levar em conta quais são as objeções e desejos da sua persona e qual é a forma mais atrativa de apresentar os seus produtos e/ou serviços.
Lembre-se de focar no conteúdo de qualidade e em boas fotos (principalmente nas fotos reais dos seus produtos e/ou serviços) para garantir que o cliente terá confiabilidade e real interesse em sua marca.
Analise as métricas periodicamente
Por fim, não se esqueça de analisar quais estão sendo os retornos das suas ações. Afinal, será dessa maneira que você poderá identificar se as ações estão realmente valendo a pena.
Dentro do próprio Instagram, Facebook e LinkedIn você consegue informações que te ajudam nas métricas, como é o caso dos likes, views, comentários, seguidores, compartilhamentos, etc.
Porém, você pode ir além e visualizar as informações referentes a: quais são os horários que os usuários mais interagem com sua página, qual é o público que realmente se engaja e outros.
Lembre-se que todas as informações que você conseguir colher vai contribuir para que suas próximas ações sejam ainda mais assertivas.
Enfim, esperamos que você tenha conseguido compreender a importância da gestão de marketing digital para iniciantes e quais são os passos que você deve seguir para uma boa estratégia.
Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, não deixe de comentar aqui que nós te esclarecemos.
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5W2H: como usar essa ferramenta para aumentar a produtividade da estamparia?
Você já conhece a ferramenta 5W2H? Essa é uma estratégia que pode auxiliar (e muito!) para o empreendedor e toda equipe da estamparia ou empresas em geral. E é justamente sobre isso que queremos te falar hoje: explicar do que se trata, benefícios e como usar no seu dia a dia. Tem interesse no assunto? Então vem com a gente e confira a seguir.
O que é 5W2H?
5W2H refere-se a uma ferramenta que se baseia em uma checklist de atividades que devem ser desenvolvidas com eficiência e clareza por todos os envolvidos do projeto. O significado das caracteres baseiam-se:
5W
2H
Ou seja, o objetivo central dessa ferramenta consiste em responder essas sete perguntas essenciais. Com essas respostas em mãos, você obterá um mapa de atividades para seguir todos os passos relativos do projeto em uma ordem cronológica tornando a sua execução mais clara e efetiva.
Quais são os benefícios dessa ferramenta para minha estamparia?
benefícios da 5w2h para sua estamparia
Os benefícios da 5W2H para a estamparia são vários, sendo os motivos pelos quais você deve aplicá-lo na sua rotina. Veja abaixo alguns deles:
Como aplicar o 5W2H no meu dia a dia?
Agora você já sabe do que se trata e quais são os principais benefícios da ferramenta 5W2H para sua estamparia. Mas afinal… O que você deve fazer para aplica-la? Antes de tudo é necessário ter em mente que você precisará de muita clareza e atenção para utilizar a ferramenta.
Em seguida, sempre que você se deparar com uma nova atividade ou decisão, responda-as as questões 5W2H com sinceridade e coerência. Veja bem um exemplo: se porventura você for contratar um novo funcionário, busque analisar as perguntas antes de, de fato, tomar a decisão e seguir com o processo.
São casos que a 5W2H podem contribuir dentro da sua empresa:
Bom, esperamos que você possa ter entendido o que é a 5W2H, os benefícios e como aplicar essa ferramenta dentro da sua estamparia. Agora é hora de colocá-la em prática para aumentar a produtividade e melhorar os resultados da empresa.
Caso você tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, não deixe de comentar aqui para que possamos esclarecê-la.
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Malha de algodão: como identificar a qualidade da malha?
Na hora de escolher a malha de algodão de qualidade, existem alguns fatores que precisam ser levados em consideração para uma escolha assertiva. Você sabe quais são? Separamos aqui uma lista que com certeza irá te ajudar. Confira!
Como escolher uma malha de algodão de qualidade
Confira a lista abaixo e saiba quais elementos você deve levar em consideração durante a escolha da sua malha para garantir que está fazendo uma boa escolha:
Origem da fibra
O primeiro passo para garantir qualidade e procedência da malha é definir a sua composição, sendo:
Como estamos falando da malha de algodão, a origem sempre será natural e as vantagens das fibras naturais são: conforto, maciez e durabilidade.
Tipos do algodão
Após escolher a fibra, temos um segundo passo que precisa ser analisado quando se trata da do algodão, referindo aos seus tipos. Veja quais são e suas principais características:
Processamento do algodão
O processamento influencia no resultado visto na malha.
Para que o algodão possa virar malha de algodão, ele precisará parrar por um processo que pode ser:
Número do fio
Bom, agora você já sabe que para definir o tipo da malha de algodão de qualidade você deve se atentar ao tipo e ao processamento do algodão. Mas e quanto ao número do fio? Você sabe qual é o melhor para você? Veja abaixo as principais características de cada um deles:
E aí, conseguiu compreender quais são os passos necessários que você deve seguir na hora de escolher uma malha de algodão de qualidade? Esperamos que sim! Caso tenha ficado com alguma dúvida, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.
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Funil de vendas para lojas de camisetas: quais são as etapas?
Uma coisa é fato: a grande facilidade em realizar compras online faz com que precisemos ficar mais atentos ao comportamento do consumidor. E uma das maneiras mais eficazes para entender e otimizar a forma que o público reage às suas estratégias digitais é através do funil de vendas.
Mas afinal, você sabe do que se trata, suas etapas e a real importância para sua loja de camisetas? É sobre isso que falaremos no post de hoje. Continue a leitura e descubra!
A importância do funil de vendas
Tendo em vista que o funil de vendas se refere ao caminho que o consumidor traça para chegar à decisão de compra, pode-se dizer que o compreender é essencial para garantir que você irá saber lidar com seu consumidor que, por sua vez, está muito mais exigente do que décadas atrás.
E a justificativa disso é a vasta disponibilidade de informações na internet e a oportunidade de fazer várias comparações em tampouco tempo, dando a ele grande poder de escolha e uma voz muito mais ativa.
Portanto, se você deseja otimizar os seus resultados, busque entender as etapas do funil de vendas e leve-as em consideração para a realidade da sua loja de camisetas. Veja a seguir.
As etapas do funil de vendas
etapas do funil de vendas
Durante todo o processo, o objetivo é fazer com que as estratégias criadas levem o usuário à próxima fase do funil de forma natural, aproximando-o do momento da decisão de compra. Isso acontecerá por meio da nutrição dos leads, fazendo-os que percebam os seus problemas e mostrando-os como os produtos e/ou serviço conseguem solucioná-los.
Para isso, o funil de vendas é separado em três etapas. São elas:
Topo do funil
O topo do funil é considerado o momento de atração e aprendizado. É o primeiro contato do lead com sua empresa e muito provavelmente ele ainda não tem certeza do seu problema, mas ainda assim já existe algum interesse sobre o seu produto e/ou serviço.
Por isso o ideal é que você entregue a ele conteúdos de qualidade para que ele possa se inteirar mais sobre o assunto, despertando interesse e entendendo mais a fundo sobre o problema e a resolução. Os posts de blog e vídeos no YouTube contribuem bastante para isso.
Meio do funil
Quando o usuário chega no meio do funil, ele já está mais convencido do seu problema e já tem conhecimento da sua empresa, o que chamamos de fase de reconhecimento e consideração.
Nesse tempo é provável que ele já tenha interagido com diversos outros conteúdos para entender mais sobre o problema e as soluções disponíveis no mercado. E embora você queira muito já lhe oferecer ações persuasivas de vendas para lhe convencer de que é a melhor opção, esse ainda não é o melhor momento.
Diferente disso tente construir uma relação de confiança através de conteúdos mais profundos que irão gerar credibilidade sobre a empresa e o produto oferecido. Os e-books podem ser uma excelente pedida e você ainda consegue captar o e-mail do usuário, o tornando em um lead.
Fundo do funil
Chegamos no fundo do funil, a etapa que chamamos de decisão. São poucos os usuários que chegam nesse estágio, mas os que chegam, podemos chamar de leads qualificados. Eles já estão prontos para uma ação direta de venda, e as chances de conversão são reais.
Aqui você já pode oferecer ações persuasivas para ajudar na decisão de compra, como: cupom de desconto, brinde, etc. Mas além disso, não deixe de lado a comunicação direta com o seu lead para que ele possa confiar ainda mais em você.
Uma boa estratégia, nesse caso, é a campanha de e-mail marketing com assuntos específicos de acordo com as objeções de cada usuário.
E aí, conseguiu compreender do que se trata o funil de venda e como ele pode contribuir para a sua loja de camisetas? Esperamos que sim! Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.
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