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3 dicas para bombar a sua Black Friday

Por Marcelo Suman

A sexta-feira mais Black do ano está chegando! E com ele a oportunidade que muitos lojistas esperavam para dispararem suas vendas. A Black Friday é considerada a maior data promocional do calendário, que, neste ano, será realizada no dia 29/11.

No dia da Black Friday as ofertas não passam despercebidas. Vale de tudo! Desde cobrir toda a parte externa da loja com um tecido preto ou usar luzes neon nas vitrines. O que não pode é deixar o foco principal da data passar despercebido: o preço.

Por isso, vamos dar algumas dicas para serem usadas no planejamento da sua campanha Black Friday. Afinal, alinhar tudo com um bom planejamento é essencial para que nada passe despercebido aos olhos do consumidor.

 

Clareza e veracidade acima de tudo!

Essa é uma dica de ouro que pode colocar à prova até mesmo a reputação da sua loja. É de extrema importância ser verdadeiro e claro em qualquer circunstância, principalmente em anúncios promocionais. Pois o formato de comunicação varejista exige que constem todas as informações importantes da promoção. Portanto essa é a hora de deixar o conceito um pouco de lado e focar na mensagem clara e completa.

Segundo o CONAR (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) os anúncios não devem conter informações de texto ou apresentações visuais que induza o consumidor ao engano. Por isso, preste atenção nos elementos que serão usados, para que a mensagem não se torne ambígua, exagerada ou que omita informações.

Além disso, os anúncios devem ser claríssimos quanto ao valor, preço e condições. Se você for comparar preços, evite comparações exageradas e principalmente irrealistas. Quanto ao preço, deixe junto ao valor oferecido questões como entrada, prestações, peculiaridades do crédito, taxas e despesas nas operações a prazo. As condições de entrega, troca, devolução e garantia oferecida também devem estar presentes.

 

Mantenha o time engajado!

Depois de garantir a clareza e veracidade dos anúncios, é hora de avançar para mais uma etapa do planejamento: garantir que a equipe esteja motivada. Bem diferente do item anterior, para isso não existem regras e nem restrições. Tudo vai depender do ambiente de trabalho, do relacionamento interpessoal dos componentes e do nicho que a loja está inserida.

Em meio a isso é possível desenvolver diversas alternativas para tornar as vendas mais dinâmicas e interativas.  Realizar alguma ação para cada venda convertida pode tornar o clima mais descontraído e estimulante.

O reconhecimento é outro recurso fundamental para engajar cada integrante. Ele pode vir em diversos formatos, cabe a loja e a empresa direcionarem um investimento para isso.

Unificar o time para que eles possam alcançar juntos o objetivo das vendas também é importante. Neste caso, usar artifícios visuais pode ser bem eficaz. As tradicionais camisetas pretas para a semana da Black Friday cumprem muito bem esse papel. Distribuir camisetas com estampas contendo frases motivacionais, por exemplo, materializam de maneira uniforme a união entre todos.

 

Aperfeiçoe suas vendas!

Com toda essa era de tecnologia e informação, o leque de pontos de contato com o consumidor só aumentou. Atualmente você pode estar negociando de diferentes formas o mesmo produto. Aliar mídias digitais com a famosa mídia impressa pode fazer muito sentido, principalmente para a semana da Black Friday.

As transformações do mercado fizeram com que o foco de grandes promoções como essa, não fiquem somente em lojas físicas. Além de vendedores motivados, é interessante formar uma equipe focada em vendas online. Ter um site e-commerce hoje, é sair na frente de toda a concorrência.

Além de investir em um site e-commerce, é interessante também dar uma atenção especial às redes sociais. Atualmente muitas delas já oferecem recursos que facilitam o comércio de produtos. Eles foram muito bem vistos pelos usuários, o que agradou não somente aos olhos, como também ao touch do consumidor.

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